Nova data de submissão de resumos - 30 de maio de 2022



O CNaPPES está de novo aí!!

No ano passado, devido a circunstâncias de todos conhecidas, realizámos o nosso congresso à distância. Os dados de avaliação revelaram um reconfortante grau de satisfação por parte dos participantes. Este sucesso, nunca será demais repetir, deveu-se em grande parte à dedicação e profissionalismo dos colegas da Universidade de Aveiro, a quem estamos todos profundamente gratos. Organizaram e realizaram um encontro, proporcionando-nos a qualidade a que o CNaPPES nos vem habituando.

Este ano, porém, gostaríamos de voltar ao presencial, cumprindo uma das nossas características mais apreciadas – o convívio e a partilha de ideias, de materiais e de projetos. Naturalmente que tudo dependerá do momento e da gravidade da situação epidemiológica que, na altura, se viver.

Desta vez, teremos de agradecer aos colegas da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que se disponibilizaram para organizar um encontro presencial e para a alteração para outro formato, se necessário.

Sublinhamos, porque por vezes é necessário recentrar ideias, que nos iremos manter fiéis aos princípios pelos quais iniciámos esta viagem:

– O CNaPPES nasceu para permitir e promover a partilha pedagógica no Ensino Superior. A partilha pedagógica era praticamente inexistente neste nível de ensino. Eventos de partilha existentes limitavam-se às paredes de cada Instituição de Ensino Superior ou aos muros de áreas científicas bem definidas. O CNaPPES nasceu para derrubar muros e ser inclusivo.  

– O CNaPPES é um evento do e para o Ensino Superior, pelo que os primeiros muros a derrubar foram os dos subsistemas do Ensino Superior, agregando e congregando o Ensino Universitário e o Ensino Politécnico. Por isso, as passadas sete edições do CNaPPES foram organizadas em quatro universidades e três institutos politécnicos, tendo este ano lugar numa escola de ensino superior politécnico não integrada. O CNaPPES é um evento de dimensão nacional, e por isso já teve lugar no Porto, em Leiria, em Lisboa, em Setúbal, em Braga, em Santarém, em Aveiro (em modo online), e agora decorre em Coimbra.

– O CNaPPES foca-se na prática pedagógica e naquilo que nos une (e menos no domínio científico, que nos distingue), visando-se a eventual criação de comunidades de práticas e a transferência de métodos pedagógicos entre áreas científicas. O CNaPPES não é um encontro de investigação em Ciências da Educação, nem um espaço centrado na formação de professores. No entanto, ao longo dos anos procuramos sempre manter duas apresentações plenárias inspiradoras e motivacionais, que possam apontar caminhos e desinstalar-nos do conforto nos nossos sucessos.

Somos todos docentes do Ensino Superior, e por isso temos na nossa matriz o rigor metodológico que a investigação nos exige. Por isso, também na partilha das práticas pedagógicas procuramos que estas sejam descritas de forma compreensível e com um racional e um quadro concetual em pano de fundo, onde os objetivos e os resultados da avaliação das práticas têm particular relevância – só assim se poderá assegurar rigor e transferibilidade.



Caros/as amigos/as,


Esperamos que cada palavra do nome deste evento tenha ganho um novo sentido.


Bem-vindos ao evento onde nos congregamos, vindos de todo o país, para partilhar práticas pedagógicas que ocorrem em todo o ensino superior.


Bem-vindos ao CNaPPES.



Datas Importantes

Data limite para submissão de abstracts
Até Mai 30, 2022
Inscrições
Até Jun 30, 2022
Congresso
  Docentes
50.00 EUR
  Investigadores
50.00 EUR
  Estudantes
15.00 EUR
Programa social
  Porto de Honra e momento musical
Gratuito

Faltam 59 dias

Inscreva-se já!

Contactos

| +351 239 802 850
link http://www.esenfc.pt/event/cnappes
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização