O seminário como estratégia de aprendizagem ativa num mestrado em Enfermagem Familiar | | Português | | Cristina Veríssimo, Marília Neves, Ana Camarneiro, Margarida Silva | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Oficina de estratégias de aprendizagem para alunos ingressantes no Ensino Superior | | Português | | Joene Vieira-Santos | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Olhares de docentes sénior sobre os últimos 20 anos do Ensino Superior em Portugal | | Português | | Helena Lopes, Helena Veiga, Sofia Pais | | Comunicação Oral | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
One Health – Contributo da Educação em Enfermagem num mundo em Mudança Climática | | Português | | Ana Monteiro, Inês Abreu | | Pitch | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Os Grupos T como estratégia educativa na promoção de competências transversais | | Português | | Filipa Vieira, Rosa Ferreira, Ana Azevedo, Sandra Torres | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Pacientes simulados online versus presencial: comparação de perceções de estudantes de Fisioterapia | | Português | | Rui Macedo, Andreia Sousa, Ana Salgado | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Pedagogical and learning experiences from Demola project – the facilitator’s perspective | | Português | | SANDRINA MOREIRA | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Peer Feedback: Guideline de Implementação em Contexto de Ensino Clínico de Enfermagem | | Português | | António Ferreira, Beatriz Araújo, José Alves, Fernanda Ferreira, Liliana Mota | | Comunicação Oral | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Pensamento Reflexivo e Aprendizagem Experiencial: Maior Diversidade de Atividades, Maior Integração de Perfis de Estudantes | | Português | | Paulo Bogas | | Pitch | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
PERCEÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE ATIVIDADES LABORATORIAIS EXTRA-AULA COM RECURSO À APRENDIZAGEM INVERTIDA | | Português | | Marina Duarte | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Perceções dos Docentes Sobre a Formação Pedagógica da UTAD | | Português | | Tatiana Ferreira, José Cravino | | Pitch | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Poster-based learning: contextual teaching and learning methodology in biochemistry | | Português | | Rita Ferreira, Carlos Oliveira, Manuel Coimbra, Margarida Fardilha | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Práticas de design instrucional na elaboração de módulos de formação em Educação a Distância e Digital para professores do Ensino Superior | | Português | | Fernanda Campos, Helena Manuelito, Cláudia Asseiceiro, Marco Dias, Diogo Casanova | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem em universidades públicas (Brasil-Portugal): experiências vivenciadas | | Português | | Maria Trevelin, Agostinho Araújo, Simone Godoy, Isabel Mendes | | Pitch | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Práticas pedagógicas para um novo normal: Perceções dos docentes na Licenciatura de Engenharia e Gestão Industrial | | Português | | Marcelo Gaspar | | Pitch | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Project-based Learning (PBL) e Aprendizagem e Serviço (ApS): um projeto piloto interdepartamental na Universidade Portucalense | | Português | | Luis Pacheco, Cláudia Carvalho, Sandra Fernandes, Diana Mesquita | | Pitch | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Projeto ARTICULAR: Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores | | Português | | Maria Mendes, Mariana Veiga, Catarina Delgado, Ana Costa | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Projeto extracurricular multidisciplinar de cocriação e inovação – promoção de competências transversais | | Português | | Maria Monteiro, Ana Sousa, Bárbara Santos, João Fé, Maria Soares, Raquel Gonçalves, Gabriela Guzzo | | Pitch | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
PROJETO TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM ANATOMIA CIRÚRGICA ANIMAL | | Português | | Eduardo Marcelino, Mariana Batista, Cátia Marques, Antonieta Muñoz, João Martins, Maria Silva, Joana Catita | | Pitch | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Promoção de competências metacognitivas em estudantes em ambientes digitais | | Português | | Maria Goulão | | Comunicação Oral | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Promoção de uma pedagogia para a autonomia em contexto universitário – um estudo de caso no ensino de francês como língua estrangeira | | Português | | Bruna Plácido, Flávia Vieira | | Comunicação Oral | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Promovendo a Aprendizagem e a Saúde com Challenge Based Learning | | Português | | Mário Lopes, Ana Pinheiro | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Promovendo a capacidade de comunicação matemática escrita de futuros professores: Uma experiência interinstitucional | | Português | | Rosa Ferreira, Maria Martinho | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Proposta de avaliação como processo de aprendizagem crítica: O uso de metodologias ativas num contexto online | | Português | | Georgia Assumpção, Carolina Santos, Alexandre Castro | | Comunicação Oral | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Proposta de um modelo para Avaliação da Evolução de Competências Transversais e Técnicas em Cursos de Especialização Tecnológica | | Português | | Helder Pinto | | Pitch | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
PROTOCOLO DIGITAL INTERATIVO COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM LABORATORIAL | | Português | | Verônica Maguela, Sandra Antunes, Rui Oliveira, Ana Calaça, Filipa Ferreira, ANA DOMINGOS | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Questões de integridade científica na formação pré-graduada nas ciências da vida | | Português | | Maria Almeida, Pedro Ramos, Maria Martins | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de valores e deontologia | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Reabilitação da aprendizagem com a estratégia flipped classroom | | Português | | Paulo Oliveira | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Recurso a projetos com utilidade pública no primeiro ano do ensino superior: percepções sobre uma unidade curricular da área da saúde | | Português | | Ana Pinheiro, Mário Lopes | | Comunicação Oral | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Redes Virtuais de Inovação e Apoio na Formação Contínua e Inicial de Professores | | Português | | Margarida Morgado | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
RISCOS E OPORTUNIDADES DE UM SISTEMA DE ENSINO E AVALIAÇÃO HÍBRIDO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE | | Português | | Cristina Sampayo, Maria Marques | | Pitch | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
SALA DE APRENDIZAGEM ATIVA ANDRÉ CRUZ DE CARVALHO: CONSTRUINDO NOVOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM | | Português | | Joana Soares, Ana Franco, Vera Lourenço, Maria Ramos, José Lencastre | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Seminário em aulas de psicologia da saúde no curso de enfermagem: Perceção do sentido da interdisciplinaridade. | | Português | | Ana Camarneiro | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Simulação clínica com ator profissional - uma abordagem pedagógica para o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico narrativo | | Português | | Inês Santos, Teresa Dias, Carla Pereira, Carmen Caeiro | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Sociologia e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica: Desafios e oportunidades de um projeto de iniciação à investigação científica em contexto de 2.º ciclo | | Português | | Rosalina Costa | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Sucessos e insucessos na implementação de abordagens de lecionação e de avaliação numa unidade curricular de Física: perceção dos estudantes do primeiro ano de uma licenciatura em engenharia. | | Português | | Cacilda Moura | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Trabalho autónomo e avaliação contínua: chaves para a aprendizagem | | Português | | Pedro Abrantes | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Trabalho por Projeto: Conceção de uma consulta de Enfermagem para adolescentes sobre Saúde Sexual e Reprodutiva | | Português | | Ana Santos | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Treino de competências comunicativas e aconselhamento em farmácia: uma abordagem pedagógica multidisciplinar | | Português | | Vera Galinha, Tânia Nascimento, Susana Rodrigues, Ana Correia | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
UC 3 Minute-Thesis Competition: uma estratégia para promover a comunicação de Ciência em estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra | | Português | | Ana Santos-Carvalho, Rita Santos, Catarina Domingues, Daniela Costa, Karine Paniza, Marta Costa, Marta Passadouro, Sara Amaral, Claudia Cavadas | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
ULISSES – um curso interdisciplinar hibrido através da Aprendizagem Baseada em Projetos | | Português | | Luís Tinoca | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Um caso de estudo de aplicação da metodologia Design Thinking num projeto artístico em contexto das Universidades Europeias | | Português | | Patrícia Macedo | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Uma experiência pedagógica no âmbito da Educação Artística em Museus e Centros de Arte | | Português | | Alice Alves | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Polo B - Auditório Novo - 1º andar |
Uma resposta institucional para promover o sucesso na Matemática | | Português | | Ana Conceição, Ana Mendonça, Maria Ribeiro, Eduardo Esteves, Maria Marques, Marília Pires, Paulo Carrasco, Saúl Jesus, Susana Fernandes | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Uso do smartphone e do tablet em Histologia prática | | Português | | José Neves | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Utilização da espectrofotometria ultravioleta-visível como técnica adequada para o ensino de validação de métodos analíticos | | Português | | Fernando Moreira, Patrícia Correia | | Pitch | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
UTILIZAÇÃO DE GUIA DE COLHEITA DE DADOS EM ENSINO CLÍNICO SUSTENTADO NO REFERENCIAL TEÓRICO DOROTHEA OREM | | Português | | Alberto Cavaleiro, Hugo Neves, Maria | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Utilização do formato e-learning no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde: Perceção e satisfação de estudantes de fisioterapia em pré-graduação | | Português | | Leonor Santos, Rute D'Amaral, Germano Couto, Cristina Santos | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Utilização do podcast no desenvolvimento das competências transversais nos estudantes do ensino superior | | Português | | Sílvia Silva, Sónia Pinto, Irma Brito | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |