Experiência didática na UC de Gestão de Carteiras e Avaliação de Desempenho | | Português | | Maria Neves | | Pitch | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Experiência pedagógica transfronteiriça pelo programa Erasmus+: Uma experiência em Portugal/Itália | | Português | | Catarina Tomás, Joana Sousa | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Ferramentas online de apoio à aprendizagem: análise e aplicações | | Português | | Cristina Torres, Maria SIlva, Maria Vieira, Isabel Lopes, Vera Oliveira, José Azevedo, Jorge Mendonça | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Formação de Professores do Ensino Superior para Implementação de Metodologias Ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem: um Estudo Delphi | | Português | | Gabriela Reses, Vânia Carlos, Sandra Soares | | Pitch | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Formação pós-graduada de profissionais de saúde: Contributo no âmbito da comunicação com indivíduos com afasia | | Português | | Sílvia Queirós, Rute D'Amaral, Germano Couto, Cristina Santos | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Formação para as competências de orientação doutoral | | Português | | Ana Salgado, Ana Freitas | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Fortalecer a supervisão clínica de estudantes de Enfermagem - o curso de formação inicial para enfermeiros orientadores de ensino clínico | | Português | | Mariana Pereira, Ana Ramos, Fernanda Costa, Andreia Cerqueira, Lino Ramos, Maria Ruivo, Guida Amaral, Ana Poeira, Lucília Nunes, Edgar Canais, Hugo Franco | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Polo B - Auditório Novo - 1º andar |
Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade Portucalense: objetivos, experiências e reflexões de um ciclo de formação | | Português | | Sandra Fernandes, Paula Morais, Alexandra Araújo | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Gestão de acidentes escolares em Ensinos Clínicos na ESEnfC: o papel da Saúde Escolar | | Português | | Teresa Silva, Andreia Cristina, Filipe Sousa, José Gomes, Angela Neves, Joana Silva | | Pitch | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Grafos de aprendizagem através de tecnologia digital | | Português | | Isabel Figueiredo, Helena Brás, Amélia Caldeira, Alzira Faria, Alexandra Gavina, Isabel Pinto, Ana Sousa | | Comunicação Oral | | Tecnologias – na sala de aula, em projetos transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Heteroavaliação de trabalhos académicos teóricos de pesquisa por estudantes universitários durante um workshop online | | Português | | Fátima Leal | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
How to engage, promote active learning and assess soft skills of students in a Problem-based learning group context | | Português | | Margarida Fardilha, Joana Santiago, Pedro Corda, Ana Guedes, Catarina Cunha, Guilherme Rolo, Helena Carvalho, Liane Rosa, Maria Rodrigues, Mário Rodrigues | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Polo B - Auditório Novo - 1º andar |
Identidade(s) europeia(s) e diversidade(s) cultural(is): perceções dos estudantes | | Português | | Maria Ribeiro, Marília Castro | | Pitch | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
IMPACTOS DOS PROGRAMAS DE APOIO NO SUCESSO ESCOLAR: O CASO DOS ESTUDANTES FINALISTAS | | Português | | Sandra Nunes, Maria Coelho | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Implementação de Escolas doutorais interdisciplinares e competências transversais | | Português | | Claudia Cavadas, Ana Salgado, Isabel Neves, Maria Neves, Jorge Noro, Ana Santos-Carvalho | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Implementação de Perusall e team-based learning para promoção do envolvimento dos estudantes e utilização dos manuais de estudo | | Português | | Rui Oliveira | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade | | Português | | Ângelo Jesus, Fernando Moreira, Ana Oliveira, Cláudia Pinho, Marlene Lima, Patrícia Correia, Rita Oliveira, Agostinho Cruz | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Implementação de um programa terapêutico em contexto da prática clínica | | Português | | Dina Costa, Isabel Gil, Adriana Coelho, Carina Gomes, Alberto Cavaleiro, Maria Cordeiro, Maria Almeida | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Inovação e desenvolvimento curricular: a experiência do Mestrado em Farmácia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto | | Português | | Marlene Lima, Ana Oliveira, Ângelo Jesus, Cláudia Pinho, Fernando Moreira, Patrícia Correia, Rita Oliveira, Agostinho Cruz | | Pitch | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Inovação no Desenvolvimento do Curso Online Acessível a Todos (MOOC) sobre “Redes Ultra-densas 5G e sua Evolução” | | Português | | Fernando Velez, Manuel Lopez-Morales, D. Urquiza-Villalonga, Diego Gonzalez-Morin, Ana Armada | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Inovação pedagógica no ensino superior: o caso E³UDRES² no IPS | | Português | | Ana Ramos, Ana Costa, Rodrigo Lourenço, Ângela Lemos | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
INOValiar: desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a provas de avaliação com questões de escolha múltipla de resposta única | | Português | | João Padilla, Carla Nascimento, Mara Guerreiro | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Inovar na Formação de Professores – a metodologia CienTE | | Português | | Margarida Costa, Isilda Monteiro, Vítor Ribeiro | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Inserção de unidade curricular sobre pesquisa e organização do conhecimento no 1ºano de ensino de enfermagem | | Português | | Irma Brito, Adriana Coelho, Sílvia Silva, Hernani Oliveira, Hugo Neves, Pedro Sousa, Manuel Chaves, Rui Gonçalves | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Integração de estudantes em projeto de melhoria da qualidade: relato de experiência na prática clínica num curso de licenciatura em Enfermagem | | Português | | Aliete Oliveira, Marília Neves, Eva Menino, Maria | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Introdução à Docência Universitária – Um ciclo de formações da Universidade do Porto | | Português | | Ana Sousa, Maria Pinto, Rita Oliveira | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Inventado há 31 anos, o Peer-Instruction mudou para sempre a minha forma de leccionar | | Português | | Filipe Oliveira | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Itens de avaliação em duas etapas: trabalho de grupo seguido de teste individual | | Português | | Susana Fernandes | | Comunicação Oral | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Jogos tradicionais em sala de aula: aprendizagem de conceitos-base em ambiente colaborativo | | Português | | Emilia Rebelo | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Journal Club como estratégia pedagógica na formação de estudantes de enfermagem em ensino clínico | | Português | | Catarina Lobão, Isabel Moreira, Maria , Rui Gonçalves | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Journal Club enquanto estratégia pedagógica em Ensino Clínico | | Português | | Rosa , Teresa Silva, Cláudia Brás, Julia Carvalho, Marlene Lopes, Ana Santos, Ana Caetano, Helena Duarte, Catarina Cortesão, Elsa Veloso, Sónia Coelho | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Journal Club: quais as áreas de interesse dos estudantes de enfermagem? | | Português | | Rui Gonçalves, Maria , Marília Neves, Catarina Lobão | | Pitch | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
MEDIDAS EXCECIONAIS DIANTE DOS DESAFIOS GLOBAIS: OS SERVIÇOS DE EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM | | Português | | Elaine Santana, Maria Sá, João Apóstolo, Paulo Queirós, Rosa Silva, | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
MENTORIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE SUPERVISÃO DE MONOGRAFIA DE ESTUDANTES DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM | | Português | | Teresa Neves, Ana Cardoso, Ana Duque, Beatriz Geria, Bruno Carvalho, Catarina Costa, Inês Gonçalves, Francisco Pinto, Alfredo Lourenço, Maria Sá | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Metodiza — um recurso para a promoção de literacias em contexto académico | | Português | | Sílvia Araújo, Micaela Aguiar | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Metodologia de projeto como instrumento de avaliação e desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde familiar | | Português | | Margarida Silva, Armando Silva, Cristina Veríssimo, Eva Menino | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Metodologia para aferir a carga média de trabalho adequada em função dos ECTS atribuídos às unidades curriculares | | Português | | Maria Aleixo, Maria Coelho, Sandra Nunes, Susana Silva | | Comunicação Oral | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
MINI-PROJECT OF ETHANOL PRODUCTION FROM WASTE AS A TEACHING METHODOLOGY | | Português | | Teresa Carvalho, Nilmara Dias, Alexandre Reis, Maria Serralha | | Pitch | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Mini-testes com perguntas diferentes para cada aluno no Moodle | | Português | | Sandra Martins | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Mobilidade Virtual aplicada ao ensino da Governação e Gestão Costeira e Marinha – caso de Lautém (Timor Leste) | | Português | | Filomena Martins, Feliciano Céu, Marinez Scherer, Daniel Scalone | | Pitch | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Motivação académica em estudantes tradicionais e não-tradicionais. Implicações pedagógicas | | Português | | Teresa Gonçalves, Ana Rothes, Marina Lemos | | Pitch | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Mudança de práticas de Avaliação e Feedback: Reflexão sobre Metodologias ativas de formação | | Português | | Sofia Pereira, Sandra Fernandes | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO/FORMAÇÃO DOS DOCENTES – RESULTADOS DE UM INQUÉRITO REALIZADO NA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 | | Português | | Hugo Neves, Maria Almeida, Margarida Silva, Maria Simões | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
O contributo da abordagem SCRUM para aproximar os estudantes à realidade do mercado de trabalho: balanço de uma experiência de PBL | | Português | | Helena Albuquerque, Paula Morais, Maria Lopes | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
O DIGITAL STORYTELLING NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL | | Português | | João Gomes, Paula Carvalho, Daniel Carvalho, Carlos Laranjeira, Olga Valentim, Ana Querido, Catarina Tomás | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
O impacto do líder de grupo nas aulas laboratoriais | | Português | | Ana Coelho, Mónica Fernandes | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
O modelo de ensino e aprendizagem sala de aula invertida na componente de prática laboratorial: Suporte tecnológico e interação presencial | | Português | | Anabela Mendes, Maria Novais, Maria Ribeiro, Cristina Saraiva, Sónia Marques, Maria Delgado, Fernanda Bernardo, Delmira Pombo | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
O potencial das ‘narrativas guiadas’ como instrumento de investigação no estudo da análise de necessidades de formação de docentes no ensino superior | | Português | | Margarida Coelho | | Pitch | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
O Projeto de Melhoria Continua da Qualidade enquanto estratégia pedagógica promotora do trabalho colaborativo na área da Gestão em Enfermagem | | Português | | Eva Menino, Marília Neves, Lucinda Santos | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
O que precisamos de aprender? Perceções dos docentes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | | Português | | Tiago Nascimento, Florinda Sá, Carla Nascimento | | Pitch | | Formação de Professores | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |