1.DESIGNAÇÃO DO CURSO
Metodologia de Cuidados Humanitude – Focada na pessoa cuidada e no cuidador
Este Curso é mais focado nas técnicas de manutenção relacional a partir do qual os docentes interessados poderão aprofundar a formação orientada para a “profissionalização” dos pilares de Humanitude a desenvolver em contexto clínico.
2.FUNDAMENTAÇÃO
De acordo com Simões, Salgueiro e Rodrigues (2012, p.92) as escolas superiores de enfermagem têm um grande campo de reflexão a fazer, sendo urgente que as escolas façam Escola havendo “princípios que os estudantes têm que integrar nos quatro anos de curso, caso contrário será difícil assumi-los na sua vida profissional”.
Neste sentido, as Escolas de enfermagem terão de assumir este papel promovendo o desenvolvimento de competências que profissionalizam e facilitam a relação, valorizando e defendendo aquilo que nos diferencia dos outros profissionais que é cuidar da pessoa como ser humano único, com necessidades e desejos próprios e com direito a que a sua humanitude não seja destruída ou danificada (Salgueiro, 2013).
3.FINALIDADE
Promover a Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti de modo a facilitar a implementação desta metodologia na formação dos estudantes de enfermagem.
4.OBJETIVOS DO CURSO
Conhecer a Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti, nomeadamente os pilares de Humanitude e as técnicas de manutenção relacional
Desenvolver competências na aplicação das técnicas de manutenção relacional.
5.PROGRAMA
Metodologia de Cuidados Humanitude – Focada na pessoa cuidada e no cuidador
Os 4 Pilares da Humanitude – O Olhar, a Palavra, o Toque e a Verticalidade
Manutenção Relacional - Técnicas de promoção da Verticalidade
Metodologia de Cuidados Humanitude – Centrada na Relação entre cuidador e pessoa cuidada
Técnicas Relacionais
Comportamentos de Agitação Patológica – Da agressão à Cooperação
Captura Sensorial – O Arco de Cuidar
6.DATAS/HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Dias: 09 a 12 de setembro de 2014
Horário: Dias 09 e 10 das 9h às 13 h e das 14h às 18 h. Dias 11 e 12 das 9h às 13 h e das 14h às 17h
Local: ESEnfC - Pólo B
Salas: 13 e Laboratório Nídia Salgueiro
7.CARGA HORÁRIA DO CURSO
30 horas
8.POPULAÇÃO-ALVO
Professores da ESEnfC que frequentaram o primeiro curso Filosofia de humanitude e metodologia de cuidados Gineste-Marescotti
Nº de formandos: máximo 25 e mínimo 15.
9.FORMADORES
Nídia Salgueiro – Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Professora aposentada; Pós-Graduação em Cuidados Geriátricos: Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti e Filosofia de Cuidados Humanitude, - Institut Gineste-Marescotti,França. Directora do IGM Portugal.
Rafael Efraim – Enfermeiro, Curso de Formação de Formadores em Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti e Filosofia de Cuidados Humanitude, Institut Gineste-Marescotti, França.
Rosa Melo – Profª Doutorada em Enfermagem, Curso de Formação de Formadores em Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti e Filosofia de Cuidados Humanitude, Institut Gineste-Marescotti, 2013, França.
10.METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Método expositivo com recurso a meios audiovisuais e metodologias ativas e interativas, que fomentem a reflexão e reconstrução dos saberes, tais como o brainstorming, visualização e análise de filmes; no sentido de integrar saberes e facilitar o desenvolvimento de competências práticas
Demonstração e treino de algumas técnicas de manutenção relacional.
Análise e reflexão sobre as dificuldades sentidas na aplicação das técnicas de manutenção relacional.
11.CRONOGRAMA DA FORMAÇÃO
Conteúdos |
Datas |
Horas |
Preletor |
Pilares da Humanitude – O Olhar, a Palavra, o Toque e a Verticalidade |
09 de setembro |
8 (4 +4) |
Rafael Alves Rosa Melo |
Manutenção Relacional - Técnicas de promoção da Verticalidade |
10 de setembro |
8 (4+4) |
Rafael Alves Rosa Melo |
Comportamentos de Agitação Patológica Da agressão à Cooperação |
11 de setembro |
7 |
Rafael Alves |
Captura Sensorial – O Arco de Cuidar |
12 de setembro |
7 |
Rafael Alves Nídia Salgueiro |
Total de horas |
|
30 |
|
12.PROFESSOR RESPONSÁVEL
Rosa Cândida Carvalho Pereira Melo