Se a condição de saúde de um indivíduo exigir que este fique sentado numa cadeira ou deitado numa cama ficando imóvel durante um determinado período de tempo, notamos alterações na sua pele que podem passar de um simples desconforto até uma situação que pode mesmo chegar a ser dolorosa. Para aliviar este desconforto é necessário ir alternando as posições e, quando essa alternância não se verifica, podem-se desenvolver lesões teciduais denominadas lesões por pressão.


Ao longo dos últimos anos, a comunidade científica tem dedicado um dia mundial a esta problemática, no sentido de alertar para uma situação que assume contornos preocupantes quer do ponto de vista económico quer social. Importa tomar medidas na prevenção das lesões por pressão e, como objetivo primordial, assume-se que é essencial fazer chegar a informação mais adequada sobre este tema ao maior número de pessoas (profissionais e não profissionais).



As lesões por pressão constituem um problema comum em todo o mundo, não sendo Portugal uma exceção, afetando pessoas de ambos os sexos, de todos os grupos etários e estratos sociais. O envelhecimento progressivo da população, fenómeno universal que constitui um verdadeiro desafio a nível da saúde social, estimando-se ainda que em 2050 80% dos idosos vivam de médios e baixos rendimentos, assume-se como um dos maiores problemas pois trás geralmente associado um aumento das doenças crónicas e maiores limitações de mobilidade.



A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra não podia ficar indiferente a este flagelo e, este ano, vai promover a 5ª Jornada Mundial de Sensibilização para a Prevenção de Lesões por Pressão, a decorrer no dia 17 de novembro de 2016. Conta para o efeito com a colaboração de diversos profissionais, que se propõem partilhar os conhecimentos mais atuais com vista a minimizar os impactos negativos das lesões por pressão e contribuir para uma maior consciencialização para a prevenção de um flagelo que é perfeitamente evitável, desde que haja sinergia de procedimentos entre os diferentes intervenientes, sejam eles profissionais de saúde ou o cidadão que não possui formação na área.



Assim, os trabalhos a desenvolver, irão ter duas vertentes distintas:
- A primeira, realizar-se-á no Auditório da ESEnfC (polo A) das 10 às 13 horas, e é dirigida a profissionais de saúde e estudantes;
- Um segundo momento, realiza-se no Alma Shopping, das 15 às 18 horas, e constará de uma ação de sensibilização destinada à população em geral onde se pretende informar e educar para a prevenção das lesões por pressão.
Do ponto de vista organizativo, para além da ESEnfC, a iniciativa tem a colaboração do Grupo de Feridas do IPO de Coimbra, de enfermeiros dos CHUC, do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais e do Centro de Saúde de Celas e ainda uma participação por videoconferência de uma Enfermeira do Serviço de Atenção Domiciliar, Ribeirão Preto, Brasil.

Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos


link http://www.esenfc.pt/event/upp2016
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios