Instruções para submissão de abstracts

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Instruções para submissão de abstracts


Dúvidas, informações complementares, submissão de abstrats, entre em contato através do telefone (00351 239 487 217) ou através do e-mail abstracts5uicisa@esenfc.pt


 


1º DATAS


Data de início para submissão de Comunicações Livres – 1 de setembro de 2015

Nova data limite para submissão de Comunicações Livres – 13 de março de 2016 às 24h TMG


2º TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE

Poderão ser submetidos dois tipos de Comunicações Livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação Oral;
2 – Póster.

NB: Cada tipo de comunicação livre terá um formato específico de apresentação (ver ponto 6).


3º EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO

Ao submeter o abstract deve identificar o eixo temático específico de enquadramento da investigação.

A – EIXOS TEMÁTICOS para Comunicações Livres a serem apresentadas nos dias 7 ou 8 de junho (V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa):

A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua;
A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde;
A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento;
A4 - Enfermagem Clínica;
A5 - História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica;
A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino.


 


B – EIXO TEMÁTICO para Comunicações Livres a serem apresentadas no dia 6 de junho (Pré-Congresso - Simpósio Internacional dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência):


B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência.


4º CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS


Guião de ajuda para elaboração de abstract (clique aqui)


Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela Comissão Científica do evento.

Critérios Científicos:
a) Os temas devem ser atuais e pertinentes;
b) Privilegiam-se estudos de investigação empírica e revisões sistemáticas;
c) Os estudos devem estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das Comunicações Livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.

Critérios Formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua Comunicação Livre;
b) Cada Comunicação Livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 5 Comunicações Livres;
e) Apenas 1 dos autores da Comunicação Livre poderá ser o seu Apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f)  Cada Apresentador poderá apresentar no máximo 2 Comunicações Livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as Comunicações Livres, são o Português, o Espanhol e o Inglês;
h) Todas as Comunicações Livres deverão ser submetidas através da página do Congresso não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;
i)  Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
    Introdução - máximo de 80 palavras;
    Objetivos - máximo de 70 palavras;
    Metodologia - máximo de 90 palavras;
    Resultados - máximo de 160 palavras;
    Conclusões - máximo de 100 palavras;
    Palavras-chave – mínimo de 1 palavra-chave e máximo de 6 palavras-chave;
    Referências bibliográficas -  mínimo de 1 referência bibliográfica e máximo de 4 referências bibliográficas (Norma APA - versão 6 – Revista de Enfermagem Referência);
    Entidade(s) Financiadora(s) - máximo de 15 palavras.


5º FASE DE PEER REVIEW

Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 23 de março de 2016 às 24 h TMG.


6º PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO

Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) até às 24h TMG do dia 21 de abril de 2016.

Comunicações Orais:
-    Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação preferindo-se formato power point ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
-    A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão.

Pósteres:
-    Os autores/apresentadores de pósters aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres em formato impresso.
-    O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape). O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Calibri ou Arial 20.
-   Os apresentadores dos pósteres poderão oferecer aos participantes no Congresso, cópias em papel (formato A4 preferencialmente) da sua apresentação, reservando a Organização um local apropriado para esta distribuição. A organização aconselha a que cada póster apresente no mínimo 100 exemplares em formato A4.
-    A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos. Durante a apresentação poderão distribuir cópia do póster em papel aos interessados.


7º APRESENTAÇÃO

Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.

NB: Todos os Apresentadores de Comunicações Livres aceites deverão inscrever-se no V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa e/ou Pré-Congresso - Simpósio Internacional dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência e pagar a inscrição até 15 de abril de 2016 às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa e do livro de atas em formato digital, se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.

NB: Poderá ser aceite a alteração do Apresentador por um dos outros autores até 5 de maio de 2016 às 24 h TMG. Neste caso não é garantida alteração no programa. O novo apresentador indicado deverá inscrever-se e efetuar o respetivo pagamento, até ao dia 13 de maio de 2015 às 24 h TMG, no V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa e/ou Pré-Congresso - Simpósio Internacional dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência.


8º CERTIFICAÇÃO


O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da Comunicação Livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.

O certificado será emitido em uma única via e será entregue pelo moderador da mesa ao Apresentador no final da sessão.

Serão certificadas as Comunicações Livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As Comunicações Livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro de atas.

A Organização não procederá a correções dos Certificados.


9º PUBLICAÇÃO


Os abstracts das Comunicações Livres aceites serão publicados num livro de atas em formato digital (uma página para cada abstract).

O livro de atas será uma publicação em suplemento à Revista de Enfermagem Referência (Revista Indexada). 

O documento será disponibilizado no Website do evento e no Website da Revista de Enfermagem Referência.

O conteúdo científico dos abstracts é da responsabilidade exclusiva dos autores.

A organização irá proceder à revisão técnica e documental (de acordo com as normas APA 6ª edição).


 


Dúvidas, informações complementares sobre submissão de abstrats, entre em contato através do telefone (00351 239 487 217) ou através do e-mail abstracts5uicisa@esenfc.pt

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