Instruções para submissão de abstracts

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Os abstracts destinam-se a comunicação livres para o Congresso Internacional Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino, a decorrer nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.

Dúvidas, informações complementares, submissão de abstracts, entre em contato através do e-mail dqie@esenfc.pt

1º - DATAS

Data de início para submissão de comunicações livres – 05 de abril de 2017

Data de términus para submissão de comunicações livres –01 de outubro de 2017

2º - TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE

Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação Oral;
2 – e-Póster.

NB: Cada tipo de comunicação livre terá um formato específico de apresentação (ver ponto 6).

3º - EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO

Ao submeter o abstract deve identificar o eixo temático específico em que melhor se enquadre:
A1 – Qualidade e Avaliação no Ensino Superior
B1 – Qualidade e Avaliação no Ensino não Superior

4º - CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS

Os abstracts deverão adequar-se aos critérios estabelecidos pela Comissão Científica do evento:

a) Os temas devem ser no âmbito da qualidade, da avaliação, do ensino;
b) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador;
c) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
d) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
e) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 4;
f) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 4 comunicações livres;
g) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
h) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
i) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o Português, o Espanhol e o Inglês;
j) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas através da página do Congresso não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;
k) O campo para o resumo das comunicações aceita entre 180 e 250 palavras:

Resumo: 180 a 250 palavras;
Palavras-chave: máximo de 5.
   
5º - FASE DE PEER REVIEW

Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada no prazo de duas semanas após a submissão.

6º - PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO

Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) até às 24h TMG do dia 08 de outubro de 2017.

Comunicações orais:
- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação preferindo-se formato power point ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão.

e-Pósteres:
- Os autores/apresentadores de pósters aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres em formato impresso.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos. Durante a apresentação poderão distribuir cópia do póster em papel aos interessados.

7º - APRESENTAÇÃO

Todos os apresentadores de comunicações livres aceites deverão inscrever-se no congresso e pagar a inscrição até 08 de outubro de 2017 às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.
Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 08 de outubro de 2017 às 24 h TMG. O novo apresentador indicado deverá inscrever-se no Congresso e efetuar o respetivo pagamento.

8º - CERTIFICAÇÃO

O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.

Os certificados serão entregues pelo moderador da mesa ao apresentador, no final da sessão, em número igual ao número de autores.

Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro de atas.

A organização não procederá a correções dos certificados.

9º - PUBLICAÇÃO

Os abstracts das comunicações livres aceites e apresentadas serão publicados num livro de atas em formato digital (um abstract em cada página), cuja responsabilidade pelo conteúdo científico é exclusivamente dos autores.

Poderá haver publicação de texto completo das comunicações apresentadas, se enviado pelos autores até ao dia 09 de outubro de 2017 às 24 h TMG, para o email dqie@esenfc.pt. Cada texto será, face às normas de publicação, avaliado por revisores que verificarão as condições do texto para ser publicado.

Será elaborado um livro de atas e textos completos como suplemento à Revista Referência e será disponibilizado no Website do evento e da Revista de Enfermagem Referência (revista indexada, com ISSN).

O texto completo deverá:
- Ser organizado de acordo com normas da American Psychological Association (APA 6ª edição).

- Ter no máximo 5 palavras-chave.

- O texto completo deve ser apresentado em formato Word, letra Arial, tamanho 11, espaço 1,5, sem justificação, páginas em formato A4 (margens superior e inferior de 2,5cm e margens esquerda e direita de 3 cm), em coluna única, evitando negritos e sublinhados, variação do tipo de letra, fundos de cor, etc.. Não deve incluir notas de rodapé. O texto não deverá ultrapassar as 10 páginas incluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras (gráficos, imagens, etc).
Tabelas, figuras (gráficos, imagens, etc) apenas devem ser incluídos se absolutamente necessários para a compreensão do artigo. Devem ser referidos no texto e estar numerados por ordem de inclusão, em função de cada tipo. Os comentários aos dados e resultados apresentados devem anteceder as respetivas e figuras (gráficos, imagens, etc). As tabelas devem apresentar o número e título em cabeçalho e as figuras (gráficos, imagens, etc) devem apresentar o número e título no respetivo rodapé. Quaisquer abreviaturas usadas em figura/tabela devem ser descritas no rodapé da mesma.


 

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