Instruções para submissão de abstracts

[ Ir para os abstracts ]

 


Regulamento para submissão de abstracts

1º DATAS
Data de início para submissão de comunicações livres – 20 de dezembro de 2017, às 24h TMG
Data limite para submissão de comunicações livres – 05 de fevereiro de 2018, às 24h TMG - alterada para 20 de fevereiro de 2018
Data limite da resposta de aceitação/rejeição das comunicações livres – 12 de fevereiro de 2018, às 24h TMG e 27 de fevereiro de 2018 (para submissões a partir de dia 06/02/2018)
Data limite para inscrição e pagamento dos apresentadores de comunicações livres aceites – 19 de fevereiro de 2018, às 24h TMG, e 28 de fevereiro de 2018, às 24h TMG (para submissões a partir de dia 06/02/2018).
Data limite para submeter os instrumentos de apresentação – 05 de março de 2018, 24h TMG

2º TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE
Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação oral;
2 – Póster.

3º EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO
As comunicações devem corresponder à apresentação de trabalhos de investigação, de experiências de boas práticas de cuidados de enfermagem de reabilitação ou de experiências relacionadas com a área temática geral do congresso “A PESSOA, FUNÇÃO E AUTONOMIA: REABILITAR NOS PROCESSOS DE TRANSIÇÃO”.
As candidaturas para as comunicações devem ser no âmbito dos PROCESSOS DE TRANSIÇÃO NA RESPIRAÇÃO: VENTILAÇÃO/PERFUSÃO/DIFUSÃO e devem incidir na estrutura, no processo e nos resultados em eixos temáticos, específico do enquadramento da investigação.

A – EIXOS TEMÁTICOS para comunicações livres a serem apresentadas no III Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação:
1 - Intervenções e resultados nas situações de Doença Obstrutiva e Restritiva.
2 - Preparar para a autonomia no domicílio a pessoa/cuidador em risco ou com alterações respiratórias.
3 - A pessoa em situação critica: respirar em contexto de cuidados intensivos
4 – Reabilitação cardíaca e reeducação ao esforço. Qual a intervenção?

4º CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela comissão científica do evento.

Critérios Científicos:
a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
b) Privilegiam-se estudos de investigação em “A PESSOA, FUNÇÃO E AUTONOMIA: REABILITAR NOS PROCESSOS DE TRANSIÇÃO”;
c) Os estudos devem estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.

Critérios Formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 3 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f) Cada Apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas através da página do Congresso (na sua área pessoal, no separador “abstrats”, “submeter ou alterar abstract”) não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;
i) Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
a)    Título - máximo 20 palavras;
b)    Introdução - máximo de 80 palavras;
c)    Objetivos - máximo de 60 palavras;
d)    Metodologia - máximo de 80 palavras;
e)    Resultados - máximo de 100 palavras;
f)    Conclusões - máximo de 80 palavras;
g)    Palavras-chave - máximo de 5 palavras;
h)    Referências bibliográficas (máximo de 5 - Norma APA);
i)    Entidade(s) Financiadoras - máximo de 15 palavras.

5º FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 12 de fevereiro de 2018, às 24 h TMG.

6º PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “abstrats”, “Ficheiros Finais”) até dia 05 de março de 2018, até às 24h TMG.
Comunicações Orais:
- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação em formato power point ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão. Estas sessões serão moderadas por um especialista na área temática, que no final da sessão promove a discussão e reflexão do tema entre os autores das comunicações e os participantes.
Pósteres:
- Os autores/apresentadores de pósters aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou pdf, deverão ser apresentados em formato "imagem projetada". Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres em formato impresso.
- O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape). O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Times New Roman 16.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos.

7º APRESENTAÇÃO
Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.
NB: Todos os apresentadores de comunicações livres aceites deverão inscrever-se e pagar a inscrição até 19 de fevereiro de 2018, às 24 h TMG e 28 de fevereiro de 2018 (conforme a fase em que submeteu). As comunicações aceites serão eliminadas do programa e do livro de atas em formato digital, se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.
NB: Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 19 de fevereiro de 2018, às 24 h TMG. Após esta data não é garantida alteração no programa.

8º CERTIFICAÇÃO
O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.
O certificado será emitido em uma única via e será entregue pelo moderador da mesa ao apresentador no final da sessão.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro de atas.
A Organização não procederá a correções dos Certificados.

9º PUBLICAÇÃO
Os abstracts das Comunicações Livres aceites e apresentadas serão publicados num livro de atas em formato digital (uma página para cada abstract).
O livro de atas será uma publicação em suplemento à Revista de Enfermagem Referência (Revista Indexada).
O documento será disponibilizado no Website do evento e no Website da Revista de Enfermagem Referência.
O conteúdo científico dos abstracts é da responsabilidade exclusiva dos autores.
A organização irá proceder à revisão técnica e documental (de acordo com as normas APA 6ª edição).
Dúvidas, informações complementares através do e-mail congenfreab@esenfc.pt


 

[ Ir para os abstracts ]
Português Español English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoio