Cinesiterapia respiratória na criança

Data: 22 de março de 2018

Horário: 16:00 - 17:30


Introdução/Resumo:

O nome cinesiterapia, quer dizer literalmente, terapia do movimento (do grego: “kínesis” - movimento e “therapeia” - terapia). Apesar de não existir uma classificação uniformizada, designamos por cinesiterapia respiratória o conjunto de técnicas, manobras e exercícios, baseados na associação do controlo da respiração, o posicionamento e o movimento que visam a reabilitação funcional respiratória.
Em Pediatria o beneficiário dos cuidados não é apenas o individuo, ou a criança, mas o binómio criança/família. Procuramos adotar referenciais de cuidados que reflitam isso: (Modelo de parceria de cuidados-“Ann Casey” Teoria das transições de Meleis), tendo em consideração a idade da criança o seu nível de desenvolvimento, o seu conhecimento, a sua capacidade e potencial de reconstrução de autonomia, envolvendo sempre os pais em todo o processo de cuidados.
Assim os cuidados de enfermagem passam pela:
• Supervisão dos cuidados prestados à criança, intervindo o mínimo possível.
• Orientação dos pais relativamente às técnicas e conhecimentos.
• Desenvolvimento de atividades do tipo cuidados de enfermagem/familiares.
• Encaminhamento para outros profissionais, se necessário.

Objetivos:
• Aprofundar conhecimento técnico e científico, de enfermagem de reabilitação, na área da Cinesiterapia Respiratória Pediátrica.
• Mobilizar conhecimentos e habilidades, para desenvolver competências técnicas e científicas, para o exercício da enfermagem de reabilitação, na área da Cinesiterapia Respiratória Pediátrica.

Conteúdos:

ABORDAGEM TÉNCICAS MAIS UTILIZADAS NA CINESITERAPIA RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA
As técnicas utilizadas na cinesiterapia respiratória em pediatria, são semelhantes às utilizadas no adulto mas adaptadas à criança/família considerando todos os fatores que facilitam ou limitam a nossa intervenção.
Para simplificar a compreensão podemos agrupar as técnicas utilizadas em função do nosso foco principal de atenção.
NO FOCO VENTILAÇÃO
Técnicas de Reeducação Funcional Respiratória. (RFR), os exercicios de reeducação funcional respiratória consistem num conjunto de técnicas utiliadas em cinesiterapia respiratória, em patologias respiratórias crónicas ou agudas, cujo objetivo é melhorar alterações fisiopatológicas resultantes de desequilíbrios da relação ventilação/perfusão, com o controlo da respiração, posicionamento e movimento. Têm como finalidade reduzir a tensão psíquica e muscular; prevenir e corrigir defeitos ventilatórios; prevenir e corrigir alterações músculo-esqueléticas; melhorar o desempenho dos músculos respiratórios e reeducar para o esforço.
As técnicas de reeducação funcional respiratória devem ser instituídas de forma progressiva e iniciar sempre com técnicas de consciencialização e controlo da respiração, para passar posteriormente para exercícios de reeducação respiratória globais ou seletivos de acordo com as necessidades e objetivo pretendido para a criança.
Nesta categoria incluem-se:
• Exercícios de tomada de consciência e controlo da Respiração (Frequência, Amplitude E Ritmo): dissociação dos tempos respiratórios; consciencialização da mecânica ventilatória; prevenção e correção das alterações posturais, redução da tensão psíquica e muscular.  
• Exercícios globais e seletivos: respiração abdomino-diafragmática; mobilização torácica e articular; espirometria de incentivo; expansão torácica localizada; ventilação dirigida; treino seletivo dos músculos respiratórios.
• Exercícios de readaptação ao esforço.
Ventilação Não Invasiva (VNI)
FOCO: EXPECTORAR E LIMPEZA DAS VIAS AÉREAS
Técnicas de Limpeza das Vias Aéreas, também designadas de higiene ou clearance bronco-pulmonar.
Quando a criança apresenta uma alteração respiratória relacionada à incapacidade de tossir, ou expectorar, de modo eficaz. O objetivo principal destas técnicas é de assegurar a permeabilidade das vias aéreas, sendo normalmente associadas a medidas de diminuição de redução da viscosidade das secreções (hidratação geral, fluidificação das secreções) e terapêuticas inalatórias (broncodilatação, redução do broncospasmo).
O tratamento deve iniciar-se pelas técnicas de mobilização de secreções, que facilitem o desprendimento e a progressão das secreções desde os brônquios distais ate aos brônquios principais e traqueia, para depois passar às técnicas de expulsão das secreções.
Podemos ainda agrupar estas técnicas em 2 grupos: as dirigidas à mobilização de secreções e técnicas para expulsão/eliminação de secreções.
Nesta categoria incluem-se:
• Técnicas dirigidas à Mobilização De Secreções:
o Drenagem postural;
o Percussão e vibração (manual, mecânica)
o Aumento do fluxo expiratório AFE;
o Técnicas que utilizam pressão positiva na via aérea (manuais, mecânicas),
• Técnicas para e expulsão/eliminação de Secreções:
o Técnicas de Tosse;
o Técnicas de expiração forçada (Huffs)
o Aspiração de Secreções

Metodologia:

Abordagem teórico-prática das técnicas mais utilizadas em Pediatria, com demonstração dos equipamentos/dispositivos auxiliares mais utilizados (Flutter/shaker, Cough-assist, Vest, Metaneb;...)

Formadores:
Ana Paula Lindo Pleno
Paulo Jorge Cruz Castelhano

 

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