Instruções para submissão de abstracts

[ Ir para os abstracts ]


Comunicações Livres Aceites - Orientações



Pósteres:
O apresentador do póster deverá enviar, por wetransfer para o email icohn@esenfc.pt, dois ficheiros - o poster em png e uma gravação áudio de apresentação do poster de 3 minutos. Os dois ficheiros deverão ser enviados até ao dia 19 de junho de 2020.
Estes dois ficheiros irão integrar um vídeo de apresentação do póster. Este vídeo será disponibilizado a todos os participantes, através de um link de acesso.

Comunicações orais:
O autor que submeteu o abstract deverá submeter a apresentação na página do evento, na sua área pessoal através do seguinte link - http://www.esenfc.pt/event/icohn2020, até dia 19 de junho de 2020.
O apresentador fará a apresentação de 10 minutos por zoom, em link que será disponibilizado (pode utilizar o power point como recurso dessa apresentação, através da partilha de tela).


Novas datas para comunicações orais


Regulamento do concurso de Comunicações Livres

Categorias de submissão:
1. Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional
2. Boas Práticas em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional
a) Os pósteres e as comunicações orais a apresentar devem ser originais e a sua temática deverá enquadrar-se no âmbito da saúde no trabalho. A submissão deverá ser efetuada em apenas uma das duas categorias a concurso.
b) A data limite de submissão 01 de junho de 2020, 24h TMG. Nova data limite para submissão - 07 de junho de 2020, 24h TMG.



Procedimentos gerais:
a) Os autores serão informados da aceitação da comunicação oral, por e-mail, até ao dia 08 de junho de 2020, 24h TMG.
b) O apresentador terá de estar inscrito no Congresso e para o efeito deverá regularizar a inscrição/pagamento até ao dia 15 de junho de 2020.
c) A avaliação dos pósteres e comunicações orais é da responsabilidade da Comissão Científica do 2º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho: Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas e não haverá lugar a recurso dos resultados.
d) Será disponibilizado online um certificado por cada apresentação onde constam o nome de todos os autores.
e) Os pósteres serão expostos em formato digital durante o 2º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho: Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas.
f) Os pósteres (slide único) deverão ser submetidos na plataforma em versão digital (pdf ou Powerpoint).
g) À semelhança das comunicações orais também os pósteres serão objeto de apresentação oral.
h) O tempo de duração exposição oral: comunicações orais 10 minutos e pósteres 5 minutos.
i) Será atribuído um prémio ao melhor póster e à melhor comunicação oral, em cada categoria.
j) O júri, para atribuição de prémios, será constituído por elementos alheios às comissões cientifica e organizadora.
k) O júri poderá ainda, se assim o entender, atribuir menção honrosa a pósteres que confiram características de originalidade ou de particular mérito ou relevância para o desenvolvimento da área da Enfermagem do Trabalho.

Regulamento para submissão de abstracts

1º DATAS
Data de início para submissão de comunicações livres – 06 janeiro de 2020, às 24h TMG
Data limite para submissão de comunicações livres –  01 de junho de 2020, 24h TMG. Nova data limite para submissão - 07 de junho de 2020, 24h TMG.
Data limite da resposta de aceitação/rejeição das comunicações livres 08 de junho de 2020, 24h TMG.
Data limite para inscrição e pagamento dos apresentadores de comunicações livres aceites – 15 de junho de 2020, às 24h TMG
Data limite para submeter os instrumentos de apresentação – 18 de junho de 2020, 24h TMG.

2º TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE
Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação oral;
2 – Póster.

3º CATEGORIAS DE SUBMISSÃO
Os pósteres e comunicações orais a apresentar devem ser originais e a sua temática deverá enquadrar-se no âmbito da saúde no trabalho. A submissão deverá ser efetuada em apenas uma das duas categorias a concurso:
1 - Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional;
2 - Boas Práticas em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional.

4º CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS

Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela comissão científica do evento.

Critérios Científicos:
a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
b) Privilegiam-se estudos de investigação em “Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional”;
c) Os estudos devem, preferencialmente, estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.

Critérios Formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 2 comunicações livres - alterado para 8 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas através da página do Congresso (na sua área pessoal, no separador “abstrats”, “submeter ou alterar abstract”) não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;
i) Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
a) Título - máximo 20 palavras;
b) Introdução - máximo de 80 palavras;
c) Objetivos - máximo de 60 palavras;
d) Metodologia - máximo de 80 palavras;
e) Resultados - máximo de 100 palavras;
f)  Conclusões - máximo de 80 palavras;
g) Palavras-chave - máximo de 5 palavras;
h) Referências bibliográficas (máximo de 5 - Norma APA);
i)  Entidade(s) financiadoras - máximo de 15 palavras.

5º FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 08 de junho de 2020, 24h TMG.

6º PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “abstrats”, “Ficheiros Finais”) até dia 18 de junho de 2020, até às 24h TMG.
Comunicações Orais:
- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação em formato power point ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação (exposição oral). Estas sessões serão moderadas por um especialista na área temática, que no final da sessão promove a discussão e reflexão do tema entre os autores das comunicações e os participantes.
Pósteres:
- Os autores/apresentadores de pósteres aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou pdf, deverão ser apresentados em formato "imagem projetada". Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres em formato impresso.
- O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape). O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Times New Roman 16.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos.


A comissão organizadora disponibiliza um modelo para apresentação para pósteres e comunicações orais, que poderá utilizar, caso pretenda.


 

7º APRESENTAÇÃO
Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.

NB: Todos os apresentadores de comunicações livres aceites deverão inscrever-se e pagar a inscrição até 15 de junho de 2020, às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.
NB: Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 08 de junho de 2020, 24h TMG. Após esta data não é garantida alteração no programa.

8º CERTIFICAÇÃO
O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador e nome do evento.
O certificado será emitido em uma única via e será disponibilizado online, ao apresentador, no final do evento.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não forem apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas.
A organização não procederá a correções dos certificados.
Será atribuído um prémio ao melhor póster e melhor comunicação, em cada categoria.
O júri para atribuição de prémios será constituído por elementos alheios às comissões cientifica e organizadora.
O júri poderá ainda, se assim o entender, atribuir menção honrosa a pósteres que confiram características de originalidade ou de particular mérito ou relevância para o desenvolvimento da área da Enfermagem do Trabalho.



9º PUBLICAÇÃO
As Comunicações Livres aceites e regularizadas serão disponibilizados online na página do evento.

O conteúdo científico dos abstracts é da responsabilidade exclusiva dos autores. A comissão científica poderá sugerir alterações de melhoria para o efeito.

Dúvidas, informações complementares através do e-mail icohn@esenfc.pt


 

[ Ir para os abstracts ]
Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização