Professora Nídia Rodrigues Mendes Salgueiro

Notas Biográficas


Professora Nidia Salgueiro




No dia 25 de abril de 1934 - Nasceu em Vila Seca, concelho de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra.

Em 1950 – Iniciou a frequência no curso de Pré-Enfermagem nos Hospitais da Universidade de Coimbra, tendo terminado em 1952. Foi-lhe atribuído o 1º Prémio de Mérito Escolar.

Em 1955 - Terminou o Curso de Enfermagem Geral.

Em agosto de 1955 -
Iniciou a sua atividade profissional como enfermeira estagiária no serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Em setembro de 1955 - Foi assistente, em conjunto com a Srª Enfª Delmina Moreira, sendo responsável por uma turma de estudantes no Curso de Auxiliares de Enfermagem assim como do Lar do Castelo.

No dia 24 de abril de 1956 - Com 22 anos de idade foi nomeada Enfermeira-chefe do Serviço de Dermatologia e Venereologia, que incluía uma unidade de internamento, consultas externas, laboratório e serviço de Raio-X.

Em 1957 - Terminou Curso de Enfermagem Complementar: Secção de Ensino e Sessão de Administração.

Em 15 de maio de 1958 – Foi empossada como Enfermeira de 2ª Classe. E, em julho desse ano, toma as funções de chefia do Serviço de Clínica Médica-Mulheres (4.ª MM), Enfermaria-Escola.

Em 1959 – No dia 4 de janeiro, casou com Manuel Simões Salgueiro. Foi mãe de três filhos. Como com o Estado Novo não era permitido continuar o exercício hospitalar casada, manteve o estado civil de solteira. Só em 1962 esta legislação foi revogada.

No dia 1 de abril de 1961 - Realizou o Concurso de Provas Públicas para a categoria de Auxiliar de Monitor do quadro de pessoal da EEAF, vindo a tomar posse, condição para poder concorrer à categoria de Enfermeira Encarregada de Enfermaria-Escola.

Em 1 de janeiro de 1968 - Deixou oficialmente a chefia da Clínica Médica, que também deixa de ser enfermaria escola, para se integrar nas atividades docentes na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.

Em 15 de dezembro de 1972 - Obteve o provimento no lugar de Enfermeira Professora.

Em 1983 - Ingressa no Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica que termina em 1984.

Entre 1999 e 2010 – Traduziu diversos livros técnico-científicos de grande importância para a formação dos enfermeiros. Destacam-se as obras de Marie-Fabienne Fortin, Margot Phaneuf, Benoît Gauthier e de Yves Gineste.

Entre 2002 e 2011- Atribuição de diversos prémios de reconhecimento pelo seu empenho, dedicação e contributo para o desenvolvimento da investigação em enfermagem.

Em 2005 publicou o livro “Comunicações em eventos científicos e encontros profissionais: como organizar e participar”. Edição da Direção dos Serviços de Enfermagem, Hospitais da Universidade de Coimbra.

 

Em 2007, por despacho do Ministro da Saúde, foi concedida a Medalha de Grau de Prata de Serviços Distintos do Ministério da Saúde.

 

 

Em 2007 publicou em parceria com o Sr. Enfº Amílcar Carvalho o livro “Do LAECoimbra à sede da SRCentro 1949-200”. Edição da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

No ano de 2006 - Obtém a certificação de Formação de Formadores e de Aptidão Pedagógica.

Em 2008 - Conclui a Formação Profissional em Massagens (ocidental, drenante, Tui-Na e Shiatsu) Auriculoterapia, Automassagem e Reflexologia no Instituto Português de Naturologia.

Atualmente, entre outros projetos, encontra-se a desempenhar funções de Diretora Técnica do IGM Portugal. É responsável pela divulgação da “Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti: Cuidar em Humanitude” em Portugal.

 

 


 

"Uma vida, uma construção de todas as experiências na família, na sociedade e no trabalho".

Biografia da Senhora Enfermeira Professora Nídia Salgueiro - Consultar documento

Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.