Metodologias de formação:
Este curso serve para capacitar uma IES que queira aderir ao modelo PEER-IESS e por isso, os participantes devem ser um grupo representante da IES (professores, não docentes e líderes de intervenção comunitária).
A organização da estrutura curricular deste curso assenta no princípio da aprendizagem significante e por projeto. As metodologias de ensino utilizadas serão diversas de acordo com os objetivos de aprendizagem, competências e conteúdos programáticos. Haverá também oportunidades para os participantes da IES compartilharem suas experiências, potenciando a co-aprendizagem e a co-criação de conhecimento. Em trabalho de grupo, os participantes sistematizam as experiências da IES, segundo os critérios das Universidades Promotoras de Saúde. O curso termina com um seminário de apresentação de projetos em Promoção da Saúde nas IES. Durante o curso, os participantes organizam-se para fazer propostas de promoção da saúde e ainda: avaliar a cultura organizacional, os estilos de vida ou outros indicadores de bem-estar (questionário online); identificar riscos à saúde e segurança nos contextos de vida dos estudantes e colaboradores; e propor soluções para reduzir (ou eliminar) os problemas detetados. Esta etapa requer treinamento, visitas a locais representativos de diferentes tipos de atividade estudantil, para identificar vulnerabilidade, necessidades e lacunas de conhecimento. As propostas finais são apresentadas em portfólios digitais e no formato de um filme.
Metodologias de Avaliação:
A avaliação do curso incluirá a realização e apresentação de trabalhos escritos individuais e de grupo em cada módulo. No final cada participante apresenta um portfólio reflexivo e o projeto de IES Salutogénica em formato de filme.
Critérios, escala e ponderação da avaliação
A avaliação em cada módulo pondera para a classificação final da seguinte forma: IUPS. Introdução ao conceito de universidades promotoras de saúde (25%); PaPS. Pesquisa-ação participativa em Saúde (25%); PEER-IESS. Apresentação dos projetos de implementação de PEER-IESS (50%)