Intervenção em Contextos Recreativos: Prevenir e reduzir danos Modulos (total 30h)
Conteúdos:
I. Intervenções em contextos recreativos. 5h
1. O que são os contextos recreativos: conceitos, riscos e desafios
1.1. Festas e festivais
1.2. Espaços recreativos urbanos (territórios de lazer nocturno)
1.3. Eventos recreativos em contextos académicos
1.4. As viagens de finalistas
2. Intervenções em contextos recreativos
II. Equipas de rua. 10h
3. A formação de equipas de rua
3.1. Competências multidisciplinares
3.2. Abordagens participativas
4. Dinâmicas de grupo nas equipas de rua
4.1. O trabalho em equipa 4.2. Comunicação e gestão de conflitos
5. Segurança e qualidade
III. Pesquisa participativa. 3h
6. Conceitos e critérios de pesquisa participativa
7. Aplicação da pesquisa participativa como abordagem de avaliação contínua em intervenção comunitária
8. Modelo PRECEDE-PROCEED
IV. Intervenções de aconselhamento par-a-par: jovens educam jovens. 5h
9. A Educação pelos pares
9.1. A formação e supervisão das equipas de voluntários
9.2. O aconselhamento par-a-par
V. O consumo de substâncias psicoactivas em contextos recreativos. 5h
10. Prevenção ou redução de danos?
10.1. As substâncias psicoactivas
10.2. Tipos de festas e consumos
10.3. Legislação
VI. Primeiros socorros em contextos recreativos. 2h
11. Formação básica de primeiros socorros
OBJETIVOS:
· Adquirir informações básicas sobre o uso de álcool e outras drogas em contextos recreativos e os principais problemas de segurança e saúde resultantes deste uso;
· Adquirir uma visão geral dos diferentes tipos de intervenções que poderiam ser usados, e as informações sobre a sua eficácia;
· Reflectir sobre boas práticas de intervenção em contextos recreativos;
· Desenvolver directrizes para a condução e avaliação de intervenção em contextos recreativos baseados em pesquisa participativa.