A electroestimulação é uma técnica usada na reabilitação com excelentes resultados terapêuticos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação deve ter conhecimentos sobre o uso desta técnica.
Conteúdos
1 – Electroestimulador;
2 – Tipos de Ondas e Frequências;
3 – Frequências mais utilizadas no tratamento da dor;
4 – Pontos motores;
5 – Frequências mais utilizadas no fortalecimento muscular;
6 – Prática Simulada
Cronograma
09:00-9:15 - Apresentação
09:15-10:15 - Electroestimulador
10:15-10:30 - Coffee-break
10:30-12:00 - Tipos de Ondas e Frequências
12:00-13:00 - Frequências mais utilizadas no tratamento da dor
13:00-14:00 - Almoço
14:00-14:30 - Pontos motores
14:30-15:30 - Frequências mais utilizadas no fortalecimento muscular
15:30-15:45 - Coffee- break
15:45-16:45 - Prática Simulada
17:45-17:00 - Encerramento do curso
Formador
Luís Fernandes - Licenciado em Enfermagem, ESEAF, Coimbra; Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, ESESFM, Lisboa; Licenciatura em Estudos de Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura e Fitoterapia pela Chengdu University of Traditional Chinese Medicine - Pós-Graduação em Osteopatia Chinesa, ESMTC, Lisboa.
O Curso irá decorrer com o mínimo de 5 inscritos.
A enfermagem de reabilitação afirma-se cada vez mais, nos vários contextos da prática clinica, pela singularidade e complementaridade nas respostas reais e potenciais à pessoa doente e aos seus cuidadores. Suportada no conceito do cuidar em enfermagem e valorizando a funcionalidade e a sua influência na qualidade dos cuidados à pessoa doente.
Os cuidados de Enfermagem de Reabilitação dirigem-se à Pessoa em todas as fases do ciclo vital, visando a prevenção dos riscos de alteração da funcionalidade que determinem limitações da atividade e/ou incapacidades, assim como a promoção de processos de readaptação no autocuidado da pessoa com necessidades especiais (Ordem dos Enfermeiros, Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Reabilitação, 2015).
Dar a conhecer as competências adquiridas do Enfermeiro de Reabilitação durante a sua formação e qual a mais-valia na recuperação e manutenção da função e da autonomia das pessoas é o objetivo deste curso.
Conteúdos
1 - Apresentação e análise de planos de estudo que conferem o grau de especialista/mestre em enfermagem de reabilitação em Portugal.
2 - Apresentação de contextos de intervenção do Enfermeiro de reabilitação na prática clinica nomeadamente, a sua integração nas equipas das unidades de internamento, de cuidados continuados, paliativos e na comunidade.
3 - Análise do impacto da intervenção dos enfermeiros de reabilitação e dos ganhos em saúde pela promoção do autocuidado, prevenção de complicações e pela maximização das capacidades.
Cronograma
14:00 – Apresentação
14:15 – Desenvolvimento dos conteúdos
18:00 - Avaliação do curso
Formadores
Maria Clara Ventura – Profª. Coordenadora ESEnfC e Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
Manuel Mariz - Prof. Adjunto ESEnfC e Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
O Curso irá decorrer com o mínimo de 5 inscritos.