O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Luís Loureiro, prestou, quarta-feira (10 de Setembro), provas de doutoramento em Saúde Mental, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tendo sido aprovado por unanimidade ao defender a tese "Representações Sociais da Loucura: Importância para a Promoção da Saúde Mental".
|
Os resultados mostram atitudes positivas relativamente às doenças e aos doentes mentais, maior reconhecimento da doença e da sua condição médica.
No entanto, os estereótipos da perigosidade, incurabilidade e imprevisibilidade dos doentes mentais mantêm-se, o que, em certa medida, é um indicador do estigma e discriminação que estas perturbações envolvem, explica o Professor Luís Loureiro.
De acordo com o Professor da ESEnfC, os programas de saúde mental devem, por um lado, assentar na mudança de estereótipos conducentes ao estigma e exclusão social dos doentes. Por outro lado, devem pensar no que fazer por aqueles que ainda não estão doentes, centrando-se menos numa política de "gestão da doença".
Como propostas, o Professor Luís Loureiro salienta a criação de programas de intervenção comunitária, criação de Centros de Promoção da Saúde Mental (e Prevenção da doença) e sistemas comunitários de investigação no domínio da saúde mental.
Foram arguentes o Professor Doutor Joaquim Armando (Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), o Professor Doutor Rui Aragão Oliveira (Professor Auxiliar do Instituto Superior de Psicologia Aplicada), a Professora Doutora Manuela Fleming (Professora Associada com Agregação do ICBAS), o Professor Doutor Carlos Farate (Professor Associado Convidado do ICBAS) e o Professor Doutor Carlos Amaral Dias (Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Professor Catedrático Convidado do ICBAS, além de orientador da dissertação).
O júri foi presidido pela Professora Doutora Corália Vicente (Professora Catedrática do ICBAS).
Recortes de Imprensa