Notícias
Professor Luís Loureiro conclui doutoramento no ICBAS

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Luís Loureiro, prestou, quarta-feira (10 de Setembro), provas de doutoramento em Saúde Mental, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tendo sido aprovado por unanimidade ao defender a tese "Representações Sociais da Loucura: Importância para a Promoção da Saúde Mental".

Professor Luís Loureiro 2.jpg 

              
O Trabalho foi realizado numa amostra de residentes em Penacova. Compreendeu dois estudos, um primeiro de carácter qualitativo e, posteriormente, um quantitativo, junto de uma amostra de 834 indivíduos, residentes nas freguesias de Penacova, Lorvão, São Pedro de Alva e Travanca do Mondego.

Os resultados mostram atitudes positivas relativamente às doenças e aos doentes mentais, maior reconhecimento da doença e da sua condição médica.

No entanto, os estereótipos da perigosidade, incurabilidade e imprevisibilidade dos doentes mentais mantêm-se, o que, em certa medida, é um indicador do estigma e discriminação que estas perturbações envolvem, explica o Professor Luís Loureiro.

De acordo com o Professor da ESEnfC, os programas de saúde mental devem, por um lado, assentar na mudança de estereótipos conducentes ao estigma e exclusão social dos doentes. Por outro lado, devem pensar no que fazer por aqueles que ainda não estão doentes, centrando-se menos numa política de "gestão da doença".

Como propostas, o Professor Luís Loureiro salienta a criação de programas de intervenção comunitária, criação de Centros de Promoção da Saúde Mental (e Prevenção da doença) e sistemas comunitários de investigação no domínio da saúde mental.

Foram arguentes o Professor Doutor Joaquim Armando (Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), o Professor Doutor Rui Aragão Oliveira (Professor Auxiliar do Instituto Superior de Psicologia Aplicada), a Professora Doutora Manuela Fleming (Professora Associada com Agregação do ICBAS), o Professor Doutor Carlos Farate (Professor Associado Convidado do ICBAS) e o Professor Doutor Carlos Amaral Dias (Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Professor Catedrático Convidado do ICBAS, além de orientador da dissertação).

O júri foi presidido pela Professora Doutora Corália Vicente (Professora Catedrática do ICBAS).


Recortes de Imprensa

Diário As Beiras 27-09-08

Diário de Coimbra 17-09-08


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo