Licenciatura em Enfermagem


O curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEnfC tem como finalidade a formação de Enfermeiros de Cuidados Gerais, capazes de trabalhar em todos os contextos de cuidados de saúde, especialmente preparados para a região europeia, mas com uma visão global.

A elevada qualidade da formação científica, técnica e relacional permite o desenvolvimento das seguintes competências e capacidades:

CONCEBER E GERIR PROJETOS DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM: Analisar uma situação, exercer um julgamento clínico, idealizar um plano para os cuidados, centrado nas respostas humanas, reais ou potenciais, aos processos de vida e situações de saúde-doença de indivíduos, famílias, grupos e comunidades, de forma a obter resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem.

1. Situar-se no sistema de saúde
2. Colher dados clínicos
3. Analisar dados clínicos
4. Estabelecer os diagnósticos de enfermagem
5. Prescrever as intervenções de enfermagem
6. Planear os cuidados
7. Avaliar o processo e os resultados das intervenções
8. Gerir as suas emoções

IMPLEMENTAR CUIDADOS DE ENFERMAGEM AUTÓNOMOS E/OU INTERDEPENDENTES: Agir com indivíduos, famílias, grupos e comunidades, sãos ou doentes, aos vários níveis de prevenção, considerando as suas respostas reais ou potenciais aos processos de vida e situações de saúde-doença, em situações de emergência e catástrofe, em todos os ambientes, com vista a manter ou restaurar a saúde e a proporcionar o bem-estar.
1. Realizar ações de promoção da saúde, de prevenção da doença, curativas, de suporte adaptativo, de reabilitação e paliativas
2. Realizar ações de enfermagem resultantes da iniciativa ou prescrição de outros profissionais da equipa
3. Assistir a pessoa na realização das atividades de autocuidado no quotidiano
4. Assistir os familiares/cuidadores no papel de prestador de cuidados

ESTABELECER UMA RELAÇÃO PROFISSIONAL: Interagir de acordo com os diferentes papéis, respeitando e fazendo-se respeitar, com vista ao estabelecimento de laços de confiança. Conduzir uma relação positiva, estabelecendo uma comunicação funcional, pedagógica e terapêutica eficaz, num contexto de cuidados, atendendo à diversidade cultural.

1. Estabelecer uma relação de confiança
2. Estabelecer uma comunicação terapêutica
3. Capacitar: Informar, ensinar, instruir e treinar
4. Transmitir dados e informação
5. Construir materiais pedagógicos
6. Trabalhar em equipa
7. Estabelecer parceria com clientes

GERIR RECURSOS OPERACIONAIS: Mobilizar recursos (humanos, materiais, tecnológicos e ambientais; tempo e conhecimentos) e decidir sobre a sua utilização racional com vista a responder às necessidades das pessoas, famílias, comunidades e organizações.
1. Coordenar atividades e cuidados de saúde
2. Delegar e supervisar tarefas
3. Gerir conflitos relacionais
4. Gerir a utilização de materiais, equipamentos e tecnologias
5. Gerir o ambiente físico

COMPROMETER-SE COM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Assumir um papel ativo no seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, e adotar uma atitude reflexiva e ética para a promoção da qualidade dos cuidados e desenvolvimento da disciplina e da profissão.

1. Investir na autoformação
2. Construir a sua identidade profissional
3. Promover a qualidade dos cuidados
4. Avaliar as práticas profissionais pessoais e coletivas

GERIR CONHECIMENTO: Pesquisar, analisar, construir e mobilizar conhecimentos para o desenvolvimento pessoal, das práticas profissionais, da disciplina e dos sistemas de saúde.
1. Utilizar tecnologias de informação e comunicação (TIC)
2. Gerir dados e informação
3. Refletir na ação e sobre a ação
4. Selecionar evidências relevantes para a prática
5. Produzir documentos profissionais
6. Disseminar informação científica
7. Participar em programas de investigação

Organização
O curso tem a duração de 4 anos (240 ECTS) e organiza-se em unidades curriculares de ensino teórico, teórico-prático e prático que decorrem nas instalações da Escola, e unidades curriculares de ensino clínico que decorrem predominantemente em instituições da Região Centro.
O 1º ano tem como tema central o Ser Humano no seu ambiente, ao longo da vida.
O 2º ano e 3º ano centram-se na Enfermagem em situações de transição geradoras de vulnerabilidade, dependência e sofrimento.
O 4º ano está orientado para a Enfermagem integral e profissionalidade.

Referencial pedagógico
O currículo enquadra-se na missão, visão e valores da ESEnfC e é uma marca diferenciadora desta instituição.
A Escola assume o compromisso de respeitar a dignidade da pessoa e a liberdade de pensamento. Fomenta e valoriza a criatividade e a solidariedade na construção de uma instituição aprendente. Promove a liberdade de criação cultural, científica, técnica e artística, garantido a livre expressão e a pluralidade de ideias e opiniões. Orienta a ação segundo os princípios da solidariedade, democraticidade, transparência e participação.
As metodologias de ensino assentam num paradigma socio-construtivista:
- O estudante (re)constrói os seus saberes (nos domínios pessoal, empírico, ético, estético e emancipatório, e nos domínios concetual, atitudinal e praxiológico); os conhecimentos articulam-se com contextos e situações de aprendizagem; resultam de uma prática reflexiva e devem ser postos em questão; são temporais (não duram para sempre).
- O estudante (re)constrói os seus saberes a partir de conhecimentos anteriores, de forma progressiva, num processo que, apesar de individual, está socialmente enquadrado pela interação com os outros e pela ligação à realidade das situações com as quais contacta. Os dispositivos pedagógicos proporcionam as interações sociais com pessoas e situações favorecedoras da aprendizagem.
- O estudante encontra-se, ele próprio, num processo de transição, enquanto ser humano e enquanto formando.

Quadro normativo
O plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em vigor na ESEnfC encontra-se publicado no Despacho n.º 2775/2020, de 28 de fevereiro ( https://files.diariodarepublica.pt/2s/2020/02/042000000/0023600238.pdf ) e está de acordo com o quadro normativo em vigor, nomeadamente o Decreto-lei nº 74/2006, de 24 de março, versão consolidada, que aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior; a Diretiva 2013/55/EU do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de novembro de 2013, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais; o Regulamento n.º 190/2015, que define o Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas EC/TC Horas S/E Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | PL - Prática e Laboratório | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | TA - Trabalho Autónomo

A formação confere habilitações e competências para a atividade profissional de enfermeiro de cuidados gerais em serviços públicos e privados do setor da saúde (ex.: hospitais, unidades de hospitalização domiciliária, unidades de cuidados na comunidade, unidades de saúde familiar), do setor social (ex.: unidades de cuidados continuados, estruturas residenciais para pessoas idosas, apoio domiciliário), do setor da educação (ex: escolas) e do setor empresarial (ex: serviços de saúde do trabalho), bem como em regime de exercício liberal.




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


Diretor de curso
Ananda Maria Fernandes


1º Semestre
Elisabete Pinheiro Alves Mendes Fonseca



2º Semestre
Elisabete Pinheiro Alves Mendes Fonseca



3º Semestre
Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes



4º Semestre
Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes



5º Semestre
Pedro Miguel Lopes de Sousa



6º Semestre
Pedro Miguel Lopes de Sousa



7º Semestre
Susana Filomena Cardoso Duarte



8º Semestre
Susana Filomena Cardoso Duarte





Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
2022-07-29
Número de Registo:
ACEF/2022/0524132
Validade:
2028-07-31