Notícias
Oito países discutiram a investigação em Enfermagem

Investigadores de oito países estiveram, entre os dias 18 e 20 de Novembro, reunidos na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), para discutirem a investigação que se faz em Enfermagem nos territórios do planeta falantes do português e do castelhano.

Ao todo, foram 531 os inscritos (incluindo estudantes), provenientes de instituições de oito países: Portugal e Brasil (em maior representação), mas também Angola, Cabo Verde, Espanha, México, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O coordenador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem (UICISA-dE), que organizou o evento, professor doutor Manuel Alves Rodrigues, mostrou-se satisfeito com o impacto do Congresso, que, da primeira edição (em 2007) a esta parte, assistiu a um crescimento de participantes nacionais e estrangeiros, bem como a um aumento do número de comunicações científicas aceites: 539 (orais e em formato de poster).

Paralelamente, foram realizadas dezenas de reuniões para elaboração de protocolos, definição de linhas de pesquisa e edição de revistas científicas.

Também para a presidente da ESEnfC, professora Maria da Conceição Bento, estes dados são bem reveladores da importância que o II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa vem assumindo no seio da respectiva comunidade académica e científica.

Entre outras conclusões do encontro, foi apontada a necessidade de definir com maior clareza o objecto de estudo que sustenta a ciência de Enfermagem e de aumentar a formação dos enfermeiros por via de um novo perfil de competências dos docentes (que se devem actualizar e estar ligados a processos de pesquisa de excelente qualidade, que resultem em publicações também elas altamente qualificadas).

Foi, igualmente, sustentada a importância da Enfermagem como um bem social num mundo com profundas assimetrias e precárias condições de saúde, assim como a profissão de enfermagem como resolutiva e a maior força de trabalho na saúde.

Seis eixos temáticos orientaram as comunicações e palestras submetidas a este evento científico: Ensino; Aprendizagem e Formação Contínua; Promoção de Saúde e Educação para a Saúde; Inovação e Transferência de Conhecimento; Enfermagem Clínica; História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica; Organização e Gestão de Serviços de Saúde.

A UICISA-dE, entidade organizadora deste Congresso, é avaliada e acreditada, desde 2004, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo