Notícias
Ensino clínico em Enfermagem do Idoso

Em 2012 comemora-se o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

 

Estudantes de licenciatura da ESEnfC a frequentarem ensino clínico de Enfermagem do Idoso e Geriatria na Casa dos Pobres, em Coimbra, estiveram, desde o final do ano anterior, a recolher histórias de vida junto da população idosa.

Para a orientadora do ensino clínico, professora Susana Duarte, a importância deste trabalho radica, desde logo, na «aquisição de competências [por parte dos futuros enfermeiros] que permitem a colheita de informação sobre a pessoa cuidada».

A docente recorda o «processo de cuidados de Enfermagem como uma partilha de saberes entre um enfermeiro e as pessoas/grupos cuidados».

«A perceção das variáveis intervenientes no processo de envelhecimento permite captar as particularidades individuais do processo, podendo conduzir a estratégias para apoiar aquele processo, de forma que o envelhecimento ativo/bem sucedido se constitua uma realidade para a maioria dos idosos», sustenta, ainda, a professora Susana Duarte.

Por outro lado, também para os idosos é importante a possibilidade de serem ouvidos, de partilharem o que foram e viveram.

«Os idosos enfrentam perdas constantes, desde habilidades, a amigos e a estatuto social. Vivem a solidão do esquecimento. Para os idosos, partilhar histórias é ter a possibilidade de rever um tempo em que também foram jovens, ativos e intervenientes na sociedade do seu tempo», conclui Susana Duarte.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    ESEUC
    2.ª Bienal Internacional de Investigação em Enfermagem da UICISA: E
  • MAY
    29
    Online
    II e-Conferência Internacional de Enfermagem de Reabilitação "Cuidar e Reabilitar ao Longo do Ciclo Vital"
  • MAY
    22
    Salar Maior > Polo A
    Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem 2026
  • MAY
    07
    Online
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Papéis de Género
  • APR
    29
    Salar Maior > Polo A
    I Seminário de Enfermagem à Pessoa com Doença Crónica [ Aula Aberta ]