Já é conhecido o projeto de ideia de negócio que, em setembro, vai representar a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) na final nacional da 10ª edição do concurso PoliEmpreende, na Guarda.
Da responsabilidade dos estudantes Ana Filipa Gomes Roque, Diogo César Pinto Vilhena dos Santos, Pedro Gonçalo Martins de Bastos, Tânia Filipa Gaspar Moita, Tânia Leal Fernandes e Vitor Miguel Querido Almeida (na foto), o projeto consiste numa seringa inovadora que visa contribuir para boas práticas nos cuidados de Enfermagem, diminuindo os custos em saúde e os riscos de infeção para o doente. No dia 11 de julho, o júri regional escolheu os três melhores planos de negócios, de um conjunto de sete, delineados por finalistas da licenciatura em Enfermagem (com o apoio de docentes), aos quais serão atribuídos prémios de valor pecuniário. |
Em segundo lugar ficou o projeto “Cuidamos num Click”, das alunas Sara Curado Guardado Simões e Ana Rita Marques Basso.
"Dressgel", de Aurélie Sobreira dos Ramos e Cristiana Ferreira da Silva, conquistou a terceira posição.
Em 4º lugar ex aequo ficaram os projetos "Glucómetro", "Safety", "Cooldent" e "CoXIP".
Integraram o Júri do concurso regional: a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento; o responsável do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), Francisco Pegado; a gestora de projetos do Instituto Pedro Nunes, Ana Seguro; o economista do Curia Tecnoparque, Pedro Maranha; e o enfermeiro da Direção-Geral da Saúde, Sérgio Gomes.
O PoliEmpreende é um concurso que engloba todos os 15 institutos politécnicos do País, assim como as escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique), as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve e a Escola de Enfermagem da UTAD.
Difundir o tema do empreendedorismo junto de docentes e de estudantes, sensibilizando-os para a relevância da carreira de empreendedor por conta própria e para a importância do desenvolvimento de competências essenciais para um cidadão do século XXI, além de procurar contribuir para o desenvolvimento económico do País com os projetos desenvolvidos são alguns objetivos do PoliEmpreende.
A 10ª edição deste concurso de projetos de vocação empresarial é organizada pelo IP da Guarda.