O projeto de ideia de negócio "Jetisy", que um grupo de finalistas da ESEnfC (já enfermeiros) levou, no dia 20 de setembro, à fase final do 10º PoliEmpreende, realizada no Instituto Politécnico da Guarda, foi distinguido com uma menção honrosa.
«Já ganhámos pela experiência. Acaba por ser um estímulo para o futuro», afirma a recém-diplomada Ana Roque, que valoriza, ainda, o facto de, no âmbito do concurso, terem estabelecido uma rede de contactos que lhes poderá vir a ser muito útil.
Além de Ana Filipa Gomes Roque, são autores deste projeto Diogo César Pinto Vilhena dos Santos, Pedro Gonçalo Martins de Bastos, Tânia Filipa Gaspar Moita, Tânia Leal Fernandes e Vitor Miguel Querido Almeida (todos na foto, juntamente com o professor Pedro Dinis Parreira, coordenador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC).
Para o professor Pedro Parreira, «o júri, mais uma vez, realçou o grande empenho da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra na criação de um produto de alto valor acrescentado».
«É uma seringa que permite uma administração mais segura da medicação, sendo mais funcional e económica», observa o docente da ESEnfC.
O especialista em Gestão destaca «a grande maturidade dos estudantes, a qualidade da apresentação, aclamada por todos os elementos do júri, por se enquadrar no espírito do concurso Poliempreende, que consiste em promover o desenvolvimento de projetos inovadores».
De acordo com a avaliação do júri nacional do 10º Poliempreende, os três prémios do concurso foram atribuídos, respetivamenete, aos projetos “EndoRobot Handheld Robot for MIS” (IP Cávado e Ave), "BioMec – Engineering Solutions” (IP Coimbra) e “RuralNet” (IP Bragança).
Além do projeto da ESEnfC, o júri também decidiu distinguir com menção honrosa o projeto do IP de Viana do Castelo, "Cadeira Autónoma Ecológica”.
Duas menções honrosas e um 2º lugar
O PoliEmpreende é um concurso que engloba todos os 15 institutos politécnicos do País, assim como as escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique), as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve e a Escola de Enfermagem da UTAD.
Registe-se que em cinco participações na fase nacional do Poliempreende, a ESEnfC alcançou duas menções honrosas (também no 9º concurso, com uma banheira insuflável com duche para acamados) e um 2º lugar (na 6ª edição, com uma tecnologia para melhorar a vida dos doentes com diabetes, tendo em especial atenção as crianças insulinodependentes e seus familiares).