O alargamento do projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “+Contigo” a todas as regiões do território nacional, os novos parceiros e os resultados alcançados no ano letivo de 2014-2015 – duplicou o número de alunos identificados e reportados a unidades de saúde por situações de sofrimento mental – foram alguns assuntos que estiveram em destaque no IV Encontro “+ Contigo”, que se realizou, a 30 de Setembro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
O projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “+Contigo”, que tem como população alvo alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, foi mesmo integrado no Plano Regional de Saúde do Centro, porque é «um projeto imprescindível para obter ganhos em saúde», referiu João Pedro Pimentel, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
Mais de 7000 jovens foram abrangidos pelo “+ Contigo”, metade dos quais só no último ano letivo e pertencentes a 29 agrupamentos escolares.
Até 2014, cerca de 1% dos casos avaliados todos os anos eram sinalizados e reportados a parceiros do projeto na área da saúde, nomeadamente da pedopsiquiatria. No último ano letivo, este número duplicou, tendo sido referenciados «mais de 70 casos» em que foi identificado algum tipo de «sofrimento mental», revelou o coordenador do “+ Contigo”, o professor da ESEnfC José Carlos Santos.
Iniciado em 2009, pela ESEnfC e pela ARS do Centro, o projeto “+ Contigo” estendeu-se à Lourinhã e aos Açores (Ilha do Pico), prevendo-se que, durante o ano letivo de 2015-2016 se expanda às áreas de intervenção das administrações regionais de Saúde do Norte, do Alentejo e do Algarve.
Da responsabilidade da ESEnfC e da ARS do Centro, o “+ Contigo” trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência.
O “+ Contigo” já havia merecido o apoio da Direção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.
Além da Direção-Geral da Saúde, são parceiros “+ Contigo” a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Núcleo de Estudos do Suicídio (do Hospital de Santa Maria, em Lisboa), o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Município da Lourinhã.
Deverão juntar-se, agora, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve.
Presentes na sessão de boas-vindas do IV Encontro “+ Contigo” estiveram, ainda, a vice-presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, a delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e o diretor do Programa Nacional de Saúde Mental e coordenador do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, Álvaro de Carvalho (na foto).