Notícias
Professoras da ESEnfC concluem formação em Hapto-Obstetrícia

 

As docentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Rosa Moreira e Teresa Silva, terminaram a formação em Hapto-Obstetrícia, promovida pelo Centro Internacional de Investigação e Desenvolvimento da Haptonomia (Centre International de Recherche et de Développement de l’Haptonomie – CIRDH) e pela Fundação da Haptonomia.

A formação, iniciada em novembro de 2015 (primeiro de quaro módulos), terminou em maio 2017, em Coimbra, na ESEnfC, que, no âmbito do Projeto Terna Aventura – Preparação para o Parto e Parentalidade, apoiou ainda a realização, nas respetivas instalações, do Seminário Internacional de Sensibilização à Haptonomia, organizado também pela Fundação da Haptonomia.

 

 

Foram responsáveis pela formação, que contou com formandos de Portugal (Coimbra e Lisboa), Suíça (Genebra) e Espanha (Girona, Tarragona, Alicante, Saragoça, Bilbau e Madrid), os docentes do CIRDH, Anne Marie Veldman van Polen (França) e Jaime Robert Torres (Espanha).

As professoras Rosa Moreira e Teresa Silva já possuíam (desde 2012) formação em Acompanhamento Haptonómico Pré e Pós-natal, fazendo parte, juntamente com outra enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, do restrito núcleo de profissionais de saúde em Portugal com formação específica nesta área, devidamente acreditada pelo CIRDH.

O acompanhamento haptonómico tem vantagens significativas para a grávida, ajudando-a a suportar melhor os desconfortos comuns relacionados com as alterações fisiológicas da gravidez, favorecendo um melhor nível de saúde mental e prevenindo transtornos psíquicos no decurso da gravidez e pós-parto.

Por outro lado, aquando do trabalho de parto, contribui para a redução da dor, do sofrimento, da angústia e da necessidade de medicação, existindo um maior bem-estar da mãe e do feto, relacionado com a diminuição das hormonas de stresse.

O acompanhamento haptonómico favorece, ainda, o parto normal, sendo que a intensidade da relação mãe-filho se traduz num aumento da percentagem de mães que amamentam.

 

[2017-05-22]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo