1. Educação pelos pares

     1.1. Fundamentação


A Educação pelos Pares é uma estratégia de educação para a saúde que facilita a participação do público-alvo, na medida em que se baseia num processo de aprendizagem horizontal: "de igual para igual". Tanto o educador como o educando têm aspectos semelhantes como o grupo etário, os interesses, dificuldades e até estilos de vida. No final desta formação estará apto para realizar intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par para promoção da saúde e redução de danos relacionados com a vulnerabilidade juvenil (ou outros grupos com vulnerabilidade acrescida).

No âmbito do PEER, as intervenções educativas baseiam-se maioritariamente na Educação pelos Pares: são jovens que educam outros jovens do ensino superior (na ESEnfC ou outras instituições) ou estudantes do ensino secundário. São exemplos destas actividades os projectos de extensão do PEER: Antes que te queimes, Amigos amigos pressões à parte; PEER-IESS, PEER-Escolas promotoras de saúde, ABC do Amor, Bo ki ta dissidi e Take Care.(link).

Mas para participar nestas actividades, os futuros educadores frequentam formação (mínimo 30h) e preparam-se para serem Educadores de Pares. A formação decorre preferencialmente em horário extra-curricular, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ou outros locais a combinar), associando conferências, workshops, comemorações de eventos e visitas de estudo.

O curso é certificado e confere creditação das horas do curso e das actividades em que se envolver.

Se sente que é uma mais-valia para a formação académica e pessoal, participe nas reuniões semanais e contribua com a sua criatividade e voluntariado.

     1.2. Objetivos

FINALIDADE: Capacitar voluntários para realizarem intervenções de educação pelos pares em contexto comunitário, nomeadamente aconselhamento par-a-par e intervenções dialógicas em contexto escolar

OBJETIVO GERAL: Adquirir e desenvolver competências interpessoais, científicas e técnicas para realizar intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par para promoção da saúde e redução de danos relacionados com a vulnerabilidade juvenil.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS PARTICIPANTES:

     - Desenvolver a literacia crítica relacionada com a vulnerabilidade juvenil
     - Desenvolver intervenções educativas (intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par), aplicando a metodologia de Educação pelos Pares
     - Participar nos projectos de extensão Antes que te Queimes, ABC do Amor e Tu Decides
     - Colaborar nas iniciativas de mobilização comunitária
   - Colaborar utilização da pesquisa participativa no ensino de enfermagem como via para aquisição de competências profissionais

     1.3. Programa, carga horária, datas e horário


Temas/Conteúdos

Formador

Horas

dia

Introdução à Educação pelos Pares (EP) e avaliação diagnostica

Irma Brito

Fernando Mendes

3h

03.11.14

17h-20h

Princípios e fundamentos da EP

Filipa Homem

3h

10.11.14

17h-20h

Ferramentas úteis na EP: dinâmicas de/em grupo

Fernando Mendes

Mª do Rosário Mendes

3h

24.11.14

17h-20h

Etapas, exigências e desafios do planeamento de EP

- Modelos de planeamento: o modelo PRECEDE-PROCEED

- Recomendações para o planeamento de intervenções

Irma Brito

Fernando Mendes

3h

28.11.14

15h-18h

Projectos de educação pelos pares: participação em:

- Dia do não fumador

- Dia mundial da sida

- ABC do Amor

Irma Brito

Fernando Mendes

Paulo Anjos

Estudantes do PEER

12h

17.11.14

01.12.14

09.12.14

17h-21h

Vulnerabilidades e diversidade cultural dos contextos de intervenção

Irma Brito

Filipa Homem

Paulo Anjos

3h

15.12.14

17h-20h

Avaliação Final

Irma Brito

Fernando Mendes

Todos os formadores

3h

18.12.14

17h-20h

TOTAL

30h (+ atividades)

A formação decorre preferencialmente à segunda-feira (17h00-20h00) no Polo A da ESEnfC

 

ATIVIDADES AGENDADAS PARA 2014-15:
     - ABC do Amor em Escolas EB 2,3 e Secundárias (datas e horários a definir)
     - Comemoração do Direito à Saúde (25 de Outubro de 2014, sábado)
     - Comemoração do Dia Mundial da Sida: Mulheres em Ação (01 a 06 de Dezembro de 2014)
     - Comemoração do Dia do Não Fumador (17 de Novembro de 2014, segunda)
     - Comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de Abril de 2015, terça)
     - Comemoração do Dia sem Tabaco (31 Maio de 2015, domingo)

 

     1.4. Destinatários e requisitos

Estudantes e profissionais de saúde, acção social e educação que tenham interesse em conceberem, implementarem e avaliarem intervenções de promoção da saúde com base comunitária, aplicando a pesquisa-ação participativa em saúde.
REQUISITOS: A participação nas atividades é voluntária mas confere certificação. Os inscritos têm oportunidade de participar: na formação (30h); na intervenção comunitária (se tiverem um mínimo de 75% de frequência no curso de formação); na divulgação do PEER em encontros científicos e na comunicação social; nas equipas de investigação PEER. A formação realizada em anos anteriores é cumulativa mas recomenda-se a presença nas sessões TP e visitas de estudo.
INSCRIÇÃO: A inscrição é gratuita para estudantes da ESEnfC e para estudantes do Ensino Superior de Coimbra (mediante o envio de cópia do cartão de estudante para o e-mail peer@esenfc.pt). Outros interessados deverão entrar em contacto com a coordenadora do Projeto antes de efetuar a inscrição (Irma Brito, PhD Enfermagem - TM: +351 969452838 E-mail: irmabrito@esenfc.pt, peer@esenfc.pt)

     1.5. Equipa pedagógica


COORDENAÇÃO: Irma Brito & Filipa Homem
FORMADORES: Irma Brito, Fernando Mendes, Filipa Homem, Paulo Anjos, Maria do Rosário Mendes e Estudantes do PEER (a designar)

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