2. Intervenção em contextos recreativos
     2.1. Fundamentação


A prevenção do consumo de álcool e drogas em locais de diversão e contextos recreativos é um tema relativamente novo no campo da prevenção. Foi iniciada após a ascensão da cultura ”house”, quando as drogas começaram a ser usadas em maior escala em espaços de diversão nocturna. As evidências de eficiência de programas de prevenção contextos recreativos são ainda escassas. Mas quando se fala em recreação saudável, referimo-nos a divertimento saudável e seguro. Há essencialmente três motivos que fundamentam este tipo de prevenção:

     1. A moderação no consumo de álcool e outras drogas não só influencia a saúde do utilizador, mas também a sua segurança. A maioria dos incidentes graves, por exemplo acidentes de viação e violência, ocorrem sob a influência do álcool, ou em combinação com outras drogas. Elevado número de relações sexuais ocasionais e desprotegidas ocorre nestes contextos, e muitas destas situações não têm o consentimento mútuo. Então, evitando o uso nocivo de álcool, poderemos reduzir a vulnerabilidade individual e melhorar a saúde e segurança dos indivíduos que frequentam contextos recreativos;

     2. As autarquias têm interesse nesta área de prevenção porque há uma forte ligação entre a segurança, a ordem pública e/ou interesses económicos;

     3. A implementação de medidas ou intervenções de promoção da saúde pode ter um impacto positivo sobre a percepção de segurança individual e colectiva e vice-versa.

A utilização da Educação pelos Pares (estratégia de educação para a saúde que facilita a participação do público-alvo, na medida em que se baseia num processo de aprendizagem horizontal: "de igual para igual") tem-se revelado eficiente pois tanto o educador como o educando têm aspectos semelhantes como o grupo etário, os interesses, dificuldades e até estilos de vida. São exemplos destas actividades os projectos de extensão do PEER: Antes que te queimes nas festas académicas; Antes que te queimes caloiro e Antes que te queimes Finalista (link). Nestes projetos de extensão os jovens realizam aconselhamento par-a-par mas também proporcionam primeiros socorros para redução de danos.

No final desta formação estará apto para realizar intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par para promoção da saúde e redução de danos relacionados com a vulnerabilidade em contextos recreativos. Mas para participar nestas actividades, os futuros educadores frequentam formação (mínimo 30h) e preparam-se para integrarem uma equipa de rua. A formação decorre preferencialmente em horário extra-curricular, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ou outros locais a combinar), associando conferências, workshops, comemorações de eventos e visitas de estudo.

O curso é certificado e confere creditação das horas do curso e das actividades em que se envolver.

Se sente que é uma mais-valia para a formação académica e pessoal, participe nas reuniões semanais e contribua com a sua criatividade e voluntariado.

     2.2. Objetivos


FINALIDADE: Capacitar voluntários para realizarem intervenções de educação pelos pares em contexto recreativo, nomeadamente aconselhamento par-a-par e redução de danos.

OBJETIVOS

     - Adquirir informações básicas sobre o uso de álcool e outras drogas em contextos recreativos e os principais problemas de segurança e saúde resultantes desta;
     - Adquirir uma visão geral dos diferentes tipos de intervenções que poderiam ser usados e informação sobre a sua eficácia;
     - Reflectir sobre boas práticas de intervenção em contextos recreativos;
     - Desenvolver directrizes para a condução e avaliação de intervenção em contextos recreativos baseados em pesquisa participativa.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS PARTICIPANTES:

     - Desenvolver a literacia crítica relacionada com a vulnerabilidade juvenil em contextos recreativos
     - Desenvolver intervenções educativas (intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par), aplicando a metodologia de Educação pelos Pares
     - Participar no projecto de extensão Antes que te Queimes
     - Colaborar nas iniciativas de mobilização comunitária
   - Colaborar utilização da pesquisa participativa no ensino de enfermagem como via para aquisição de competências profissionais

     2.3. Programa, carga horária, datas e horário


Temas/Conteúdos

Formador

Horas

dia

Intervenções em contextos recreativos

Riscos em contextos recreativos

- Intervenções em contextos recreativos

Irma Brito

Fernando Mendes


6h

18, 19 e 25.03.2015

17h30-19h30

Equipas de rua

- A formação de equipas de rua

- Dinâmicas de grupo nas equipas de rua

- Segurança e qualidade

Fernando Mendes

Paulo Anjos

6h

26.03.2015
08 e 09.04.2015

17h30-19h30

O consumo de substâncias psicoactivas em contextos recreativos

Fernando Mendes

Mª do Rosário Mendes

2h

 15.04.2015

17h30-19h30

Primeiros socorros em contextos recreativos

- Protocolos de atuação em contexto recreativo

- Collective emergencies, theoretical and practical part with a simulation exercise

Verónica Coutinho

Luis Paiva

Blaise Degueldre, Monique Schumer

10h

16 e 22.04.2015
04, 05 e 06.05.2015

17h30-19h30

Intervenções de rua

- Intervenções de aconselhamento par-a-par em contextos recreativos

- A utilização da pesquisa-ação participativa em saúde

Irma Brito

Filipa Homem

Estudantes do PEER

4h

23 e 28.04.2015

17h30-19h30

Avaliação Final

Irma Brito

Fernando Mendes

Todos os formadores

2h

29.04.15

07.05.2015

17h30-19h30

TOTAL

30h (+ atividades)

A formação decorre no Polo A da ESEnfC


ATIVIDADES AGENDADAS PARA 2014-15:
     - Comemoração do Dia Mundial da Sida: Mulheres em Ação (01 a 06 de Dezembro de 2014)
     - Antes que te queimes finalista em Escolas EB 2,3 e Secundárias (datas e horários a definir)
     - Workshop dinamizado por professores de Namur (data a definir)
     - Antes que te queimes na Queima das Fitas 2015 (das 22h as 03h em datas a definir)
     - Antes que te queimes caloiro na integração a novos estudantes da ESEnfC (data a definir)
     - Antes que te queimes na Festa das Latas 2015 ( das 22h as 03h em datas a definir)
     - Comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de Abril de 2015, terça)

     2.4. Destinatários e requisitos


Estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento; profissionais de saúde, acção social e educação e de ONG´s; técnicos que trabalham em equipas de rua em diversos contextos; Autarquias e parceiros do Conselho Local de Acção Social; Associações académicas e estudantis; Profissionais de turismo e eventos recreativos; e outros que tenham interesse em conceberem, implementarem e avaliarem intervenções de promoção da saúde em contexto recreativo, aplicando a pesquisa-ação participativa em saúde.
REQUISITOS: A participação nas atividades é voluntária mas confere certificação. Os inscritos têm oportunidade de participar: na formação (30h); na intervenção comunitária (se tiverem um mínimo de 75% de frequência no curso de formação); na divulgação do PEER em encontros científicos e na comunicação social; nas equipas de investigação PEER. A formação realizada em anos anteriores é cumulativa mas recomenda-se a presença nas sessões TP e visitas de estudo.
INSCRIÇÃO: A inscrição é gratuita para estudantes da ESEnfC e para estudantes do Ensino Superior de Coimbra (mediante o envio de cópia do cartão de estudante para o e-mail peer@esenfc.pt). Outros interessados deverão entrar em contacto com a coordenadora do Projeto antes de efetuar a inscrição (Irma Brito, PhD Enfermagem - TM: +351 969452838 E-mail: irmabrito@esenfc.pt, peer@esenfc.pt)

     2.5. Equipa pedagógica

COORDENAÇÃO: Irma Brito & Fernando Mendes
FORMADORES: Irma Brito, Fernando Mendes, Filipa Homem, Isabel Gil, Luis Paiva, Márcia Ferreira, Maria do Rosário Mendes, Paulo Anjos, Verónica Coutinho e Estudantes do PEER (a designar)

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