09:00 - 13:00
Workshop 4: O uso das tecnologias educacionais como ferramenta para a promoção da saúde mental de crianças


Marina Nolli Bittencourt, PhD
 
Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre estratégias para a promoção da saúde mental em crianças, de forma a permitir o uso do manual "Sinto, logo penso" como ferramenta.

Conteúdos:

- Significado da promoção da saúde mental na prática do Enfermeiro;
- O uso das tecnologias educacionais como promotoras de saúde mental;
- Manual "Sinto, logo penso" como ferramenta do enfermeiro para a promoção de Saúde Mental em crianças.

Tempo: 4 horas


População-Alvo: Enfermeiros, estudantes de Mestrado e demais pessoas interessadas no tema

 

 

14:00 - 18:00
Workshop 5: Intervenções assistidas por animais na promoção da saúde mental


Maria Isabel Dias Marques, PhD

Tassiana Potrich, PhD

 

Objetivo:

- Compreender os atributos sociais do cão e os seus contributos como facilitadores nos processos de relação em contexto de saúde, particularmente na promoção da saúde mental dos indivíduos através do uso de IAA.



Conteúdos:

A promoção da saúde mental envolve por parte dos enfermeiros a descoberta de novas respostas que fornecem condições favoráveis à adoção de estilos de vida saudáveis, ao aumento da responsabilidade pelo bem-estar e autossuficiência para aprender a lidar com os próprios problemas de saúde comuns.
As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) podem constituir uma resposta inovadora na promoção da saúde mental do indivíduo e grupos ao longo da vida. São intervenções estruturadas que incluem intencionalmente animais em diferentes contextos, nomeadamente em saúde, educação e serviço social, com a finalidade de promover ganhos terapêuticos, melhorias na saúde e bem-estar. São orientadas para um objetivo e dirigidas por profissionais conforme os focos e tipos de intervenção (Terapia AA, Atividades AA e Educação AA). O animal e o profissional/voluntário fazem parte de uma dupla certificada.
Apesar da valorização dos poderes social e terapêutico dos animais ser antiga, porém apenas começou a ser clinicamente reconhecido por Boris Levinson (psicólogo) no séc. XX, déc. 60, através do envolvimento do seu cão de estimação, Jingles, nas sessões de psicoterapia infantil, batizadas com o nome de Pet Facilited Therapy. Hoje as evidências mostram que entre os diferentes benefícios das IAA são ainda salientados os poderes dos animais, com especial referência às ajudas do cão. A revisão da literatura anuncia alguns efeitos das IAA sobre o desenvolvimento psicossocial da pessoa.

Tempo: 4 horas

População-Alvo: Enfermeiros, estudantes de Mestrado e demais pessoas interessadas no tema

 

18:00
Encerramento
imprimir programa imprimir programa
Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização