Um grupo de cinco professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) deu início à primeira licenciatura em Enfermagem da Universidade de Cabo Verde.
Ana Albuquerque Queiroz, Dionísia Loreto e José Carlos Martins ficaram responsáveis pelo arranque da formação, enquanto que Aida Mendes e Manuela Frederico estão a fazer o primeiro acompanhamento da licenciatura e a analisar a certificação do curso em termos internacionais.
Os professores da ESEnfC inauguraram, ainda, dois cursos de complemento de formação - no Mindelo e na Cidade da Praia -, dirigidos a enfermeiros com experiência profissional, mas que não estão habilitados com o grau académico de licenciados.
Só no presente ano lectivo serão 25 os docentes da ESEnfC a leccionarem unidades curriculares do novo 1.º ciclo de Enfermagem e dos cursos de complemento de formação.
O curso de licenciatura (horário diurno) está a ser frequentado por 30 estudantes cabo-verdianos, ao passo que nos dois cursos de complemento de formação (horário pós-laboral) estão inscritos 55 enfermeiros.
A licenciatura é feita em conjunto com professores da Universidade de Cabo Verde. No plano de estudos que foi construído há unidades curriculares comuns a vários outros cursos (como Estatística ou Investigação). Essas disciplinas são asseguradas pelos colegas de Cabo Verde.
O curso tem 4 anos de duração, à semelhança da licenciatura da ESEnfC. No entanto, houve a preocupação de atender aos problemas sanitários específicos e às necessidades de organização dos cuidados de saúde em Cabo Verde.
Já o curso de complemento de formação, cujo plano de estudos decorre durante um ano lectivo (1400 horas presenciais) e que dará equivalência à licenciatura, é assegurado na íntegra por docentes de Coimbra.
Recortes de Imprensa