Quase um terço dos alunos colocados na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra na 1.ª fase do concurso nacional de acesso (90 em 321) matriculou-se logo no primeiro dia do calendário para o efeito.
A receber os novos estudantes, além da equipa da área académica e de colaboradores de outros serviços da ESEnfC, têm estado a Comissão da Praxe e o Conselho de Veteranos, que os querem também orientar no que ao local de inscrições ou aos espaços físicos da instituição diz respeito.
|
Para começar, e para combater alguma timidez natural de quem chega pela primeira vez a um estabelecimento de ensino superior, os novos alunos foram convidados - pelos colegas - a preencher uma espécie de BI (com nome, idade e local de origem).
Deste "documento" deverão fazer-se acompanhar durante algum tempo. Para que os identifiquem e lhes "abram portas", espera-se... Porque «a praxe não é humilhação; é diversão, integração e interacção», afirma a estudante do 3.º ano Vanessa Martinho, que pertence à Comissão da Praxe.
Para dia 25 de Setembro está marcado um jantar (na cantina do Pólo A), antecedido de um passeio - durante a tarde - a alguns pontos de interesse da cidade.
É que muitos dos novos alunos são provenientes de zonas do país tão distantes como o Algarve ou Trás-os-Montes.
Dia 25 é, de resto, o arranque das aulas para estes alunos, que se reunirão com os coordenadores de curso e que receberão um guia do estudante e um kit do caloiro.
A ESEnfC já recomeça a "mexer".
Sejam todos bem-vindos!