“Empreendedor ou Negócio por um dia”. Assim se intitula a actividade lúdica para a qual todos os estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) são convidados a participar, no próximo dia 26 de Novembro (quarta-feira), no âmbito do 6º Concurso PoliEmpreende, destinado à concretização de projectos de vocação empresarial.
Depois de, a 29 de Outubro, alguns empresários terem partilhado, no auditório da ESEnfC (Pólo B) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), as suas experiências de sucesso, chegou agora a vez de os estudantes idealizarem um negócio, que terão de levar à prática durante a tarde do próximo dia 26 numa escola que não a sua.
Assim, quer os estudantes da ESEnfC, quer os da ESTeSC, vão desenvolver o respectivo negócio por um dia nas instalações dos Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
Esta iniciativa tem o objectivo de proporcionar aos estudantes a vivência, em simulação, de algumas das características de um empreendedor.
Durante este dia, quando estiverem a preparar os projectos de negócios, os estudantes terão de responder a um conjunto de questões, relacionadas com o produto/serviço que se propõem explorar, com o segmento de mercado que pretendem atingir (que tipo de clientes); com as necessidades dos clientes relativamente ao produto ou serviço proposto, com o investimento necessário para iniciar o negócio e com a previsão de vendas.
Antes, no dia 24 de Novembro, o calendário e a programação do PoliEmpreende serão detalhadamente apresentados, a partir das 10h30, no Pólo A da ESEnfC.
Criado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Concurso PoliEmpreende integra, actualmente, todos os institutos politécnicos (IP) do país, assim como a ESEnfC e a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
O concurso destina-se a estudantes das instituições de ensino superior participantes, a diplomados de qualquer grau (pela ESEnfC ou por escolas dos Institutos Politécnicos), a docentes da ESEnfC ou outros indivíduos, desde que integrados em equipas constituídas por alunos e/ou diplomados.
A 6.ª edição PoliEmpreende é coordenada pelo IP de Coimbra.