Notícias
Docente cria comunidade online para valorizar Enfermagem

  

Chama-se “Valorizar Enfermagem” e é uma comunidade online recentemente criada na web por um docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que, em menos de dois meses, já ultrapassou os 200 membros, que ali acedem a partir de vários pontos da Europa, do Brasil e até mesmo do continente africano.

A ideia de Rui Cordeiro, enfermeiro do Centro Hospitalar de Coimbra responsável pelo acompanhamento de estudantes da ESEnfC em ensino clínico, era fomentar um espaço de encontro só de profissionais de Enfermagem, de professores e de finalistas da licenciatura na área.

No fundo, Rui Cordeiro desejava que houvesse uma rede social, onde se pudesse discutir, problematizar e encontrar as melhores soluções para a Enfermagem.

E «um espaço com estas características», com conteúdos e recursos vedados a simples “curiosos”, «não existia», afirma o promotor do projecto.

Tudo começou com dois enfermeiros em Coimbra – também com o docente Manuel Chaves – e, qual efeito bola de neve, algumas semanas depois os membros multiplicaram-se por todas as regiões do país e, porque a Internet não tem fronteiras, também pelo estrangeiro.

«Quer dizer que existe muita gente que gosta e que tem necessidade de conversar Enfermagem, de discutir questões úteis no sentido do aperfeiçoamento contínuo, criando soluções de boas práticas, algumas já em curso nalguns serviços de saúde», analisa o enfermeiro Rui Cordeiro.

A finalidade desta comunidade, sublinha o enfermeiro, é dar visibilidade, valorizar e dignificar a Enfermagem.
Neste espaço são lançados temas para discussão entre membros – por exemplo, sobre o que é preciso para que um enfermeiro seja bem integrado num serviço –, havendo muitas áreas reservadas aos membros, que ali podem ter o seu blogue, publicar artigos científicos e trabalhos académicos e, assim, partilhar o conhecimento.

Entre outros recursos, esta rede social na Internet permite que se publicitem eventos (congressos e jornadas) e ofertas de emprego, que se partilhem fotografias e vídeos (sobre patologias e cirurgias), que se criem fóruns e grupos de discussão específicos (por especialidade de Enfermagem).

Uma média de 60 membros por dia utiliza a plataforma “Valorizar Enfermagem”. Desde o estudante de Enfermagem até ao enfermeiro supervisor.

A comunidade está na rede desde o dia 17 de Janeiro.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo