Notícias
Semana da Enfermagem Transcultural

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a promover, durante esta semana, um seminário de Enfermagem Transcultural, no âmbito do qual recebe, amanhã (quarta-feira, dia 22 de Abril), professores da Suécia, da Bélgica e da Noruega, que vêm falar sobre algumas especificidades da Saúde na Europa.

  

Os seis docentes estrangeiros vão explicar como são prestados os serviços de “Saúde Mental na Bélgica”, os “Cuidados ao Idoso na Suécia” e os “Cuidados Domicliários na Noruega” (entre as 9h30 e as 13h00, no anfiteatro do Pólo A).

Esta iniciativa enquadra-se na cadeira de Ensino Clínico na Área Opcional (4º ano da licenciatura) e procura oferecer aos estudantes a oportunidade de analisarem a influência da cultura na saúde e nos sistemas de cuidados de saúde em diversos países europeus.

A Semana de Enfermagem Transcultural surge no âmbito módulo curricular “Cultural Awareness in Nursing”, que é leccionado em instituições de ensino superior europeias, como resultado de um projecto feito em parceria com universidades e politécnicos de Lund (Suécia), Bergen (Noruega), Hasselt (Bélgica) e Eindhoven (Holanda).

De acordo com a professora da ESEnfC responsável pelo projecto, a docente Ananda Fernandes (foto), este seminário «deverá permitir ao estudante comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da enfermagem e da educação em enfermagem nesses países». Isto para que o futuro profissional de saúde possa «aumentar as suas competências para prestar cuidados de enfermagem culturalmente congruentes», bem como «melhorar o seu potencial para exercer enfermagem além-fronteiras».

Os mesmos professores da Suécia, da Bélgica e da Noruega vão, sexta-feira (dia 24, às 10h15), falar sobre o estado actual do ensino e do exercício da Enfermagem, e sobre os desafios que se lhes colocam.

Além de assistirem a conferências e participarem em trabalhos de grupo com professores, cerca de 360 estudantes da ESEnfC vão, ainda, discutir estudos de caso sobre o nascimento, a terceira idade, a doença mental e os cuidados domiciliários.

Amanhã, vão poder assistir a uma acção de sensibilização do projecto “SauDar | saúde, género e migrações”, que se propõe facilitar o acesso e a prestação de serviços de saúde às populações imigrantes, muito especialmente às mulheres, promovendo a igualdade de oportunidades e de género.

Trata-se de um projecto da iniciativa do movimento Graal, co-financiado pelo Estado português e pelo Fundo Social Europeu, do qual é ESEnfC é parceira.

Para quinta-feira (das 16h00 às 18h00, na cantina do pólo A) está marcado um convívio com os professores estrangeiros convidados para o seminário.

Colaboram na Semana da Enfermagem Transcultural, pela ESEnfC, os professores Ananda Fernandes, Jorge Apóstolo, Ana Paula Monteiro e Margarida Madeira, assim como os convidados internacionais, professores Boel Hovde, Eva Berndin (Suécia), Hermsn Baerten, Hilde Curinckx (Bélgica), Bente Albrigtsen e Liv Berit Thulin (Noruega).


Recortes de Imprensa

As Beiras

Diário de Coimbra


Eventos
Ver Todos

  • JUN
    03
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    29
    Online
    Webinar - Saúde da Mulher no Climatério: Desafios e Cuidados
  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    20
    Online
    Webinar: Dar Voz ao Voluntariado no Ensino Superior
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família