Notícias
Relações Internacionais continuam a ser um objectivo estratégico na Escola

Sentem-se bem, a formação que lhes foi proporcionada é reconhecida nos locais além-fronteiras onde exercem ensino clínico e recebem propostas para integrarem os serviços que, durante algumas semanas, os acolheram.

Para a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) isto só poderia ser «motivo de orgulho».

As afirmações são do presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC, professor Rogério Rodrigues, e referem-se à participação dos estudantes da instituição de Coimbra em experiências de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus.

O professor Rogério Rodrigues, que, no dia 21 de Maio, falava na abertura do Seminário de Partilha de Experiências integrado na Semana das Relações Nacionais e Internacionais, elogiou, ainda, o trabalho desenvolvido no gabinete coordenado pela professora Teresa Calvário. Um trabalho que, insistiu, permite «abrir os horizontes» a estudantes e a docentes da ESEnfC.

Durante uma semana (de 18 a 22 de Maio), o Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC destacou a importância da formação em contexto internacional e do intercâmbio de experiências culturais que lhe está associado.

Também o professor José Carlos Santos (em representação da presidente da ESEnfC, professora Maria da Conceição Bento) se referiu às Relações Internacionais como um contínuo «objectivo estratégico na Escola».

Como exemplos disso mesmo, deu, entre outros, os da constituição da ESEnfC em capítulo da “Sigma Theta Tau International, Honor Society of Nursing”; do trabalho de cooperação desenvolvido junto de alguns países da CPLP ou da AULP; do crescente número de professores e de estudantes em mobilidade e da intenção de divulgar os trabalhos de investigação científica editados pela Revista Referência também nas línguas inglesa e espanhola.

Na sessão de abertura intervieram, ainda, a coordenadora do GRNI e o presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, Ricardo Martins.

Seguiu-se a apresentação do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (pela professora Teresa Calvário), do Módulo Europeu (professor Jorge Apóstolo), do Hospital Virtual (professora Helena Brísio) e do Programa Vasco da Gama (professor António Amaral).

Houve, ainda, espaço para troca de experiências de mobilidade.

Em 2008/2009, 44 estudantes da ESEnfC receberam formação em instituições congéneres de vários países europeus, no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Program) – subprograma Erasmus, número que superou os 36 enviados no ano lectivo anterior.

Também a previsão de docentes enviados em mobilidade revela um crescimento: de 26 para 33.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    29
    Online
    Webinar - Saúde da Mulher no Climatério: Desafios e Cuidados
  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    20
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    20
    Online
    Webinar: Dar Voz ao Voluntariado no Ensino Superior
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família