Notícias
De onde vêm os bebés?

Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) desenvolveram, durante cerca de um mês, um “Projecto de Educação Sexual para o Jardim-de-Infância e Escola Básica do 1º Ciclo”, que hoje termina, com duas sessões (às 13h30 e às 14h30), no Jardim-de-Infância de Almas de Freire, freguesia de Santa Clara, em Coimbra. As sessões são subordinadas ao tema “De onde vêm os bebés?”

   O projecto, concebido por três finalistas da licenciatura em Enfermagem (Andreia Duarte, July Araújo e Soraia Pratas), sob orientação da professora Rosa Moreira, compreendeu intervenções junto das crianças e também das suas famílias.

Facilitar nas crianças a identificação e expressão de emoções e afectos, o reconhecimento de diferentes sentimentos que se nutrem pelas pessoas nos diferentes momentos da vida (amizade, amor), ou a compreensão das diferenças físicas individuais e de género, foram alguns objectivos do projecto.


As crianças puderam, ainda, aumentar os conhecimentos sobre as principais mudanças operadas no corpo até à adolescência, bem como sobre a concepção, a gravidez e o parto.

Também os pais foram visados, no sentido de poderem aumentar e consolidar os conhecimentos sobre sexualidade, mas também de os ajudar a ultrapassarem dificuldades e receios face às perguntas sobre sexualidade que os filhos lhes possam colocar.

«A idade pré-escolar é, por assim dizer, a idade ideal para o início da construção destas aprendizagens. É através da abordagem de temas transversais como a educação sexual, educação para a saúde, educação multicultural entre outras, que se adquire um espírito crítico e interiorização de valores que contribuem para a cidadania, cujos conhecimentos e atitudes se deverão iniciar na idade pré-escolar», afirmam os estudantes da ESEnfC.

O “Projecto de Educação Sexual para o Jardim-de-Infância e Escola Básica do 1º Ciclo” foi realizado no âmbito do Ensino Clínico de vertente opcional “Enfermagem de Saúde Sexual e Reprodutiva”, a decorrer no Jardim-de-Infância e Escola Básica do 1º ciclo de Almas de Freire, do Agrupamento de Escolas Inês de Castro.

A intervenção foi feita durante os tempos de apoio ao estudo, em todas as seis turmas (122 alunos) da EB 1. No Jardim-de-Infância foram planeados períodos diferentes para as duas turmas existentes (40 crianças).


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    29
    Online
    Webinar - Saúde da Mulher no Climatério: Desafios e Cuidados
  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    20
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    20
    Online
    Webinar: Dar Voz ao Voluntariado no Ensino Superior
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família