Notícias
Espírito de missão

Reeleito recentemente para o cargo de Provedor do Estudante, cabe ao professor João Franco  apreciar queixas e reclamações dos discentes, proferindo recomendações que acautelem os interesses dos alunos no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar.

  

Estava à espera de ser proposto de novo para este cargo?
De facto, não estava à espera, pois a duração do mandato de dois anos induz a uma alternância e até porque o corpo docente é vasto. Nestas funções temos de estar com um verdadeiro espírito de missão.

É sinal de que os estudantes apreciaram o trabalho que desempenhou no primeiro mandato.
Acima de tudo, é a necessidade de haver uma continuidade no trabalho que se vinha a desenvolver em articulação com os vários órgãos. Em reunião com os estudantes, foi-me manifestado o interesse em garantir essa continuidade.

Aceitou a recandidatura porque gosta das funções?
Aceitei, porque considero ser um trabalho relevante para a instituição e sobretudo para os estudantes, que tem por função estar ao serviço dos outros, dando voz a algumas inquietações e reclamações dos estudantes.

Que desafios se apresentam para o futuro?
O futuro é que irá desenhar os novos desafios. Cada queixa/reclamação ao Provedor é um novo desafio e acredito que a cada vez maior visibilidade do Provedor e do seu trabalho trará esses novos desafios.

Haverá alguma novidade no modo de atuar?
Geralmente, um segundo mandato implica formas de atuar/intervir mais incisivas, mas neste momento não pretendo alterar o modo de atuar. Procurarei manter os princípios de isenção e independência, na defesa dos legítimos direitos dos estudantes, através do diálogo constante com os diversos órgãos e serviços.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo