Notícias
Os adolescentes e a canábis

Um grupo de estudantes do 4º ano da licenciatura em Enfermagem a realizar ensino clínico no Centro de Saúde de Eiras, na área opcional de Enfermagem de Saúde Mental e Reabilitação, desenvolveu um conjunto de sessões de educação para a saúde sobre o consumo de canábis na adolescência e o risco de esquizofrenia que lhe está associado, dirigidas a jovens e a educadores de algumas instituições da zona norte da cidade de Coimbra e em Cantanhede.

   Orientados pela professora Luísa Brito, e tendo em conta o preconizado pelos Planos Nacionais de Saúde e de Saúde Mental, e pelo Programa Nacional de Saúde Escolar, os estudantes (Hugo Neves, Joana Cordeiro, Micaela Gavinhos e Mónica Cruz) desenvolveram estas sessões de educação para a saúde em contextos escolares e comunitários.

Tal aconteceu nos institutos educativos de Souselas (9º e 10º anos) e de Lordemão (7º, 8º e 9º anos), na Escola Secundária de Cantanhede (11º ano), no União Clube Eirense (equipas de juniores e juvenis) e na Junta de Freguesia de Eiras (comunidade em geral).

«Estudos científicos internacionais dos últimos dez anos demonstram que o consumo de canábis na adolescência aumenta entre duas a seis vezes o risco de esquizofrenia, sendo que este risco é tanto maior quanto mais precoce e intenso for o consumo», afirma a professora Luísa Brito.

«Sabe-se, ainda, que esta associação é independente dos traços de personalidade, do uso de outras substâncias ou drogas, e de outras doenças psiquiátricas», conclui a docente da ESEnfC.


Eventos
Ver Todos

  • JUN
    03
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    29
    Online
    Webinar - Saúde da Mulher no Climatério: Desafios e Cuidados
  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    20
    Online
    Webinar: Dar Voz ao Voluntariado no Ensino Superior
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família