A Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) exortou os novos alunos da instituição a esforçarem-se por alcançar a melhor média possível no final da licenciatura.
A professora Maria da Conceição Bento, que, no dia 18 de setembro, falava na sessão de acolhimento dos mais de 300 colocados na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2013, salientou que o sucesso escolar na ESEnfC «é muito bom (ronda os 90%)» e que a média de saída dos últimos diplomados se situou nos 14,75 valores.
A Presidente da ESEnfC fez mesmo votos de que cada um, no final da licenciatura, seja «um estudante de 17» (a melhor média de conclusão de curso registada na Escola de Coimbra). |
Para tanto, haverá que seguir alguns conselhos e algumas orientações.
«A arte é conseguir conciliar o tempo de estudo e trabalho com o tempo de lazer e convívio», disse, neste contexto, a dirigente da ESEnfC, que apelou, ainda, aos novos alunos para que, se puderem, se integrem num dos muitos projetos de voluntariado existentes na ESEnfC, na Associação de Estudantes ou na Tuna de Enfermagem de Coimbra.
«Todos os estudantes que são mais do que só estudantes têm mais sucesso profissional», porque «desenvolvem mais competências», tornando-se «globalmente melhor formados», sustentou a professora Maria da Conceição Bento.
A Presidente da ESEnfC convidou, igualmente, «cada um a fazer um período de estudos no estrangeiro», uma experiência muito relevante, desde logo num quadro de crescente procura de emprego no estrangeiro. E, para ajudar, a ESEnfC faculta aos estudantes a inscrição gratuita em disciplinas de inglês, espanhol, ou francês.
«Não se deixem humilhar»
Num outro momento do discurso, a professora Conceição Bento afirmou que «cada um tem direito ao respeito integral como pessoa» e que «cada um pode sempre dizer não» à praxe. «Não se deixem humilhar», frisou a Presidente da ESEnfC.
As iniciativas de acolhimento dos novos alunos da ESEnfC, da responsabilidade do Conselho Pedagógico e da coordenação do 1º ano do curso de licenciatura em Enfermagem, sucederam-se ao longo de três dias.
Os estudantes puderam conhecer órgãos e serviços da ESEnfC, tendo-lhes sido explicado o funcionamento do Conselho para a Qualidade e Avaliação, do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais, do Serviço de Apoio aos Novos Graduados, do Gabinete de Apoio aos Projetos e do Gabinete de Empreendedorismo.
Os novos discentes visitaram, ainda, alguns pontos estratégicos da Escola: Serviços Académicos, Reprografia, Laboratórios, Serviço Social, Biblioteca, Serviço de Saúde, Unidade de Investigação e Associação de Estudantes (ver programa de integração).
Uma vez mais, na ESEnfC foram preenchidas todas as vagas lançadas no concurso geral de acesso: 320 na 1ª fase e 71 na 2ª fase. Foram, ainda, admitidos outros oito estudantes (um por empate de médias na 1ª fase e os restantes sete por transferências/recolocações).