A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) firmou um protocolo de cooperação com a ELCOS - Sociedade de Feridas, organização sediada em Arronches (distrito de Portalegre).
O protocolo, assinado no dia 17 de setembro pela Presidente da ESEnfC, professora Maria da Conceição Bento, e pela presidente da ELCOS, enfermeira Kátia Furtado, visa facilitar e promover a colaboração de base técnica e científica no domínio da ferida cutânea. Recentemente, em junho deste ano, foi criado em Coimbra o novo Conselho Regional da ELCOS - Sociedade de Feridas, de cujos membros fazem parte três docentes na ESEnfC: Luís António Rodrigues Paiva, Verónica Rita Dias Coutinho e Armando Manuel Marques Silva. |
No âmbito desta aproximação entre os profissionais das duas instituições, numa primeira fase, vai ser feito um levantamento epidemiológico das feridas no distrito de Coimbra.
O objetivo é o de, conhecendo a sua incidência e prevalência, se poder, de forma mais abrangente, envolvendo profissionais e organizações de saúde, avançar para projetos de implementação da melhoria das práticas clínicas no tratamento da ferida, revelou o professor Luís Paiva.
A ESEnfC está já a preparar uma pós-graduação na área das feridas, que deverá contar, também, com a parceria da ELCOS.