Notícias
Quedas não têm de ser sinónimo de envelhecimento

Todos os anos, cerca de um terço das pessoas com mais de 65 anos, bem como metade dos idosos com mais de 80 anos, sofrem quedas. Todavia, isto não é uma fatalidade e há formas de o evitar.

No Dia Internacional da Pessoa Idosa, que hoje se assinala, o Consórcio Ageing@Coimbra, que conta com a parceria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), vem, pois, alertar para o facto de as quedas e os danos por elas causados não serem uma parte inevitável do processo de envelhecimento.

«Vários estudos demonstram que existe um leque diverso de medidas a que as pessoas podem recorrer para evitar quedas, tais como a prática regular de exercício físico destinado a melhorar o equilíbrio e a manutenção da força muscular», lê-se no comunicado de imprensa preparado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF/UC) e pela ESEnfC, que, em estreita colaboração com o Serviço de Reumatologia do CHUC, coordenam um dos eixos de ação do Consórcio Ageing@Coimbra, justamente no domínio da prevenção e monitorização de quedas.

Segundo a coordenadora da ESEnfC neste eixo, professora Cidalina Abreu, «muitas pessoas pensam erradamente que as quedas fazem parte do envelhecimento, sendo por isso natural que aconteçam com o avanço da idade, mas isto não é verdade». É por isso que diz que há que «sensibilizar os idosos, os seus familiares e organizações de que as quedas podem ser prevenidas recorrendo a métodos simples».

E combater a vida sedentária é um desses métodos, refere, por sua vez, a professora Ana Maria Teixeira, da FCDEF/UC, ao preconizar que os idosos devem procurar «ser ativos», realizando, «semanalmente, 150 minutos de atividade física de intensidade moderada», com recurso «a curtos períodos diários de 10 minutos (no mínimo)».

A Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável, lançada em abril de 2012 e na qual se integra o Consórcio Ageing@Coimbra, visa, até ao ano 2020, aumentar em cerca de 2 anos a esperança de vida ativa dos cidadãos.

O Consórcio Ageing@Coimbra é uma iniciativa da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, da Administração Regional de Saúde do Centro e do Instituto Pedro Nunes. E conta com mais de 20 membros aderentes.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo