A Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Maria da Conceição Bento, enalteceu a «generosidade» do trabalho desenvolvido numa «área que não dá louros» e que «não dá visibilidade», referindo-se à inclusão dos géneros nas políticas e nas intervenções em saúde e à promoção da igualdade de oportunidades entre mulher e homem.
A dirigente, que intervinha na sessão de abertura do Congresso Internacional “Género(s) e Saúde: (In)Determinações e Aproximações”, realizado de 17 a 19 de outubro na ESEnfC, referiu que todo este trabalho, muitas vezes invisível, «não vai dar grandes parangonas nos jornais, nem abrir telejornais mundiais», mas vincou «a importância de se dar espaço para a educação nesta área». Especialistas de renome na área da saúde e género, dos continentes europeu e americano, além de responsáveis por organismos públicos e privados com ligações a esta temática, reuniram-se em Coimbra, sob a égide do projeto de prevenção e combate à violência nas relações de intimidade "(O)Usar & Ser Laço Branco", radicado na ESEnfC. |
O encontro registou a presença de 340 participantes, oriundos de onze países (Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Costa Rica, Equador, Itália, México, Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América).
Foram submetidas 119 comunicações orais e 56 em formato de póster. Além disso, foi feito o lançamento do livro “Prevenir a violência no namoro – N(AMOR)O (IM)PERFEITO – Fazer diferente para fazer a diferença” e celebrado um protocolo entre a ESEnfC e o Instituto Promundo – Brasil, rubricado por Maria da Conceição Bento e por Tatiana Moura (ambas na foto, da direita para a esquerda).
Ainda na sessão de abertura do congresso, Maria da Conceição Bento agradeceu o alto patrocínio da ALADEFE - Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem, que tem permitido à ESEnfC alargar a respetiva rede de parceiros e incrementar a internacionalização no espaço da América Latina.
A Presidente da ESEnfC agradeceu, ainda, «o selo de qualidade» que representa o apoio da Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing a este evento, representada na sessão pelo Capítulo Phi Xi (sediado a ESEnfC e coordenado pela professora Aida Cruz Mendes).
O Congresso contou igualmente com o apoio da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem, da ESEnfC.