Notícias
300 interessados na Enfermagem Médico-Cirúrgica reuniram-se em Congresso Internacional na ESEnfC

A “Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica” e a “Enfermagem à Pessoa com Doença Crónica e Paliativa” foram as áreas em destaque no “III Congresso Internacional de Enfermagem Médico-Cirúrgica - Gerir a (im)previsibilidade e complexidade”, que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolheu entre os dias 4 e 6 de junho de 2015.

Cerca de 300 participantes, metade dos quais especialistas, debateram os contextos de alta complexidade, e por vezes de imprevisibilidade, que dominam os ambientes clínicos onde exercem atividade, procurando respostas no domínio da prática clínica, da gestão dos cuidados, da investigação e da formação dos profissionais.

 “Complexidade e imprevisibilidade”, “Eventos adversos e cultura de segurança”, “O enfermeiro especialista no sistema de saúde - custo ou investimento”, “Colheita de órgãos na PCR (paragem cardiorrespiratória) irreversível” e “A música como instrumento de cuidado, de bem-estar e de qualidade de vida” foram os títulos das conferências proferidas.

Profissionais da Direção-Geral da Saúde, representantes da Ordem dos Enfermeiros, de hospitais e de serviços de saúde, professores universitários, enfermeiros e médicos especialistas integraram a equipa de preletores portugueses e espanhóis convidados para o encontro.

Na foto podemos ver os enfermeiros José Carlos Martins (coordenador da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESEnfC) e Ricardo Alexandre Almeida (presidente da Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica), entidades que organizaram o Congresso.

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    18
    Online
    Webinar - Boas Práticas nas construção e apresentação de Comunicações Científicas
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica