O Portugal Centre for Evidence Based Practice (PCEBP) do Joanna Briggs Institute (JBI), acolhido pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), em Coimbra, passou, a partir do dia 1 de julho de 2015, da condição de centro afiliado daquele instituto, sediado na Universidade de Adelaide (Austrália), para centro colaborador.
Esta transformação representa para o diretor do PCEBP, professor Manuel Alves Rodrigues, o «retorno científico, profissional e económico» do trabalho desenvolvido desde 2011, altura em que a candidatura da UICISA: E, que é acolhida na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), foi admitida como centro afiliado do JBI para síntese da evidência.
O prestígio que o PCEBP granjeia entre os pares, passando a assumir um lugar próprio nas reuniões de diretores e a participar ativamente nas decisões da colaboração JBI, a existência, a partir de agora, de um financiamento anual, assim como o acesso gratuito a bases de dados internacionais de pesquisa, são algumas das vantagens na passagem à condição de centro colaborador.
O novo estatuto também contribui para o fortalecimento da síntese da ciência (realização e publicação de revisão sistemática), considerado um eixo de reestruturação e desenvolvimento da UICISA: E.
Dos cerca de 70 centros JBI no mundo, apenas um grupo restrito mantém a condição de centro efetivo desta organização internacional sem fins lucrativos que se assume como líder na produção, disseminação e utilização das melhores evidências científicas, para informar a tomada de decisão clínica no momento do atendimento em saúde, melhorando os resultados obtidos a nível global.
Para um centro afiliado passar à condição de centro colaborador tem de cumprir um conjunto de compromissos de colaboração e indicadores de produtividade de síntese de evidência.
O diretor do PCEBP (ou o seu substituto) precisou de estar presente nas reuniões anuais organizadas pelo JBI e na Assembleia de Diretores de todos os Centros (Comité de Diretores).
Por outro lado, a equipa do PCEBP teve de organizar ou participar na organização de um encontro anual por região – a região Europa tem cerca de 14 centros, sendo que até ao momento se organizaram quatro encontros (Bélgica, Portugal, Roménia e Inglaterra) –, assim como efetuar pelo menos um programa anual de formação em revisão sistemática (Comprehensive Systematic Review Training Program).
Contribuir para a formação de investigadores académicos e clínicos foi mais um, entre outros compromissos a respeitar no programa de candidatura.
A equipa do PCEBP é constituída por um diretor, um diretor adjunto, uma bolseira de investigação, uma técnica superior administrativa e um núcleo de investigadores associados.