A iniciativa surgiu de um grupo de 40 estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e foi prontamente acolhida pela empresa Centrotorneiras, que em condições muito favoráveis se disponibilizou a reunir o material necessário para, numa ação solidária, ajudar a dar um colorido diferente às instalações da Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, que se destina a apoiar e a educar crianças e jovens em risco.
Consequência disso, no dia 16 de julho, estudantes e empresa entregaram à Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, 60 litros de tintas e vernizes que conseguiram angariar.
A iniciativa dos estudantes da ESEnfC (alunos do 2º ano da licenciatura) surgiu no âmbito do Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem na Comunidade, que realizaram, durante dez semanas, em equipamentos da União das Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, em Coimbra, sob coordenação dos professores Ana Filipa Cardoso, António Manuel Fernandes e Pedro Dinis Parreira.
Na Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis os alunos da ESEnfC fizeram visitas e intervenção em saúde através de jogos educativos, tendo constatado que «era de grande importância proteger as casas da chuva e da humidade do inverno», contam os estudantes.
Na ESEnfC, o módulo de Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem na Comunidade é coordenado pela professora Anabela Salgueiro Oliveira.