Notícias
Estudos de caso na comunidade feitos por estudantes de Enfermagem chegam às autarquias

Um assinalável conjunto de estudos de caso desenvolvidos por estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com vista a identificarem os requisitos básicos de saúde e os recursos que asseguram a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos numa comunidade, suscitou o interesse da Câmara Municipal de Coimbra, que convidou mesmo os jovens a apresentarem esses trabalhos no âmbito das comissões sociais de freguesia dos territórios onde foi feita a recolha dos dados.

Estes estudos de caso, realizados no último ano letivo, no contexto do Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem na Comunidade (2º ano da licenciatura), foram já apresentados, nos últimos meses (desde maio), pelos estudantes da ESEnfC, para agrado dos órgãos da instituição e dos respetivos professores.

Os “Estudos de Caso de uma Comunidade” foram realizados em zonas geográficas correspondentes às áreas de abrangência da freguesia de Santo António dos Olivais, da União das Freguesias de Coimbra (Almedina, Santa Cruz, S. Bartolomeu e Sé Nova), da União das Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, da União das Freguesias de Ribeira de Frades e S. Martinho do Bispo, e ainda da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas. 

Refere a coordenadora do módulo de Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem na Comunidade, professora Anabela Salgueiro, que «é importante disponibilizar as informações recolhidas aos líderes locais, para, se entenderem importante, a usarem».

«Sendo trabalhos académicos realizados por estudantes ainda numa fase de formação inicial, a nossa intenção é apenas informar e desejar que possam, de alguma forma, contribuir para o bem-estar das comunidades», afirma a professora Anabela Salgueiro.

De acordo com a docente da ESEnfC, «o retorno dado pelos autarcas locais tem sido muito positivo, valorizando os trabalhos realizados, solicitando a apresentação dos mesmos nas comissões sociais de freguesia e disponibilizando-se, assim, como os diferentes parceiros sociais, para colaborarem neste ensino clínico».

 

 

No âmbito da implementação de iniciativas de desenvolvimento local, as comissões sociais de freguesia visam a formação de uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas existentes na freguesia, no sentido da definição de prioridades, de uma planificação integrada e da avaliação e implementação de políticas de coesão e inclusão social, visando combater e erradicar a pobreza e a exclusão social de forma mais eficaz.

As comissões sociais de freguesia são compostas pela Junta de Freguesia, por organismos da administração pública com intervenção na área, por entidades particulares sem fins lucrativos e por representantes de grupos sociais com relevância na intervenção local.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo