Notícias
Estudante da ESEnfC conquista medalha de ouro na dança

A estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Márcia Cavaleiro, conquistou uma medalha de ouro no Dance World Cup 2015, que se realizou, de 27 de junho a 4 de julho, na Roménia.

Este primeiro prémio foi atribuído ao “Senior Group Jazz and Show Dance”, da Academia Gimnoarte, onde a estudante natural da Póvoa de Varzim pratica dança e que é constituído por cerca de 15 bailarinas.

A medalha de ouro foi atribuída à atuação “Piratas das Caraíbas”.

Márcia Cavaleiro, que acaba de transitar para o terceiro ano da licenciatura em Enfermagem, dança desde os 4 anos de idade. Ballet, dança contemporânea e dança jazz são géneros que a jovem residente no norte do país pratica há 16 anos.

Entrevistámos a estudante Márcia Cavaleiro.

O que sente quando dança?
Para mim, dançar é a melhor forma de exprimir os meus sentimentos. Quando danço, consigo refletir sobre variados assuntos, liberto a minha energia e recarrego "baterias". Quando danço, não penso em superar ninguém, além de mim mesma. Sinto-me livre. A nossa alma chega onde nós quisermos que ela vá.
 
É fácil conciliar uma atividade de dança, ou uma atividade desportiva qualquer, com os estudos?
No meu primeiro ano de licenciatura, tive de abdicar um pouco da dança. Tinha ensaios todos os dias, mas apenas praticava à sexta e ao sábado. Este ano, continuo com esse mesmo horário, mas já me consigo integrar e participar em concursos nacionais e internacionais. Não posso dizer que é a situação mais fácil de conciliar, mas com dedicação, força e vontade, toda a gente consegue o que quer. Pelo menos, esse é o meu lema de vida.

 



O seu grupo esperava, de alguma forma, este primeiro prémio, ou foi uma surpresa muito grande?
Claro que para nós foi uma grande surpresa, mas de uma certa forma nós temos de ir para as competições com espírito de vencedoras. Só assim conseguiremos atingir os nossos objetivos.
 
Por que estuda Enfermagem e por que escolheu a ESEnfC?
Enfermagem para mim é uma arte, a arte de cuidar do outro. Isso sempre foi o que eu sonhei fazer: ajudar quem realmente necessita, poder fazer bem e sentir a gratidão das pessoas para connosco. Escolhi a ESEnfC pois sempre quis estudar em Coimbra e esse sonho foi realizado.
 
O que pensa da ESEnfC e dos seus professores?
É uma escola com excelentes condições, que proporciona todas as experiências de aprendizagem necessárias a uma excelente vida profissional futura. No que diz respeito aos professores, são excelentes na sua profissão e o seu único objetivo é que cada aluno seja o melhor, para que tenha uma vida cheia de sucesso. 
 
Quer ser enfermeira?
Sim, após estes dois anos de licenciatura, tenho a certeza absoluta de que é esta profissão que eu quero exercer no resto da minha vida.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo