Notícias
Prémio JBI à produtividade científica do Portugal Centre for Evidence Based Practice

É o «reconhecimento» de três anos de produtividade científica acima da média e dá «força anímica» para os investigadores continuarem no caminho do fortalecimento da síntese da ciência (realização e publicação de revisão sistemática), considerada um eixo de reestruturação e desenvolvimento da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

É assim que o professor coordenador principal, Manuel Alves Rodrigues, encara a recente atribuição (no passado mês de setembro) do prémio de síntese de evidência ao Portugal Centre for Evidence Based Practice (PCEBP) do Joanna Briggs Institute (JBI), que dirige e que é acolhido pela UICISA: E, da qual é igualmente coordenador científico.

Recorde-se que, a partir de julho de 2015, o PCEBP passou da condição de centro afiliado daquele instituto sediado na Universidade de Adelaide (Austrália) para centro colaborador.

Esta transformação representa para o diretor do PCEBP, professor Manuel Alves Rodrigues, o «retorno científico, profissional e económico» do trabalho desenvolvido desde 2011, altura em que a candidatura da UICISA: E foi admitida como centro afiliado do JBI para síntese da evidência.

O prestígio que o PCEBP granjeia entre os pares, passando a assumir um lugar próprio nas reuniões de diretores e a participar ativamente nas decisões da colaboração JBI, a existência, a partir de agora, de um financiamento anual, assim como o acesso gratuito a bases de dados internacionais de pesquisa, são algumas das vantagens na passagem à condição de centro colaborador.

E este é um prestígio que «muito se deve à dedicação e competência do diretor executivo», João Apóstolo, enfatiza o professor Manuel Alves Rodrigues.

Contribuir para a formação de investigadores académicos e clínicos foi mais um, entre outros compromissos que o PCEBP respeitou no programa de candidatura.

A equipa do PCEBP é constituída por um diretor, um diretor adjunto (professor João Apóstolo), uma bolseira de investigação, uma técnica superior administrativa e um núcleo de investigadores associados.

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    29
    Online
    Webinar - Saúde da Mulher no Climatério: Desafios e Cuidados
  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    20
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    20
    Online
    Webinar: Dar Voz ao Voluntariado no Ensino Superior
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família