Uma atividade de gincana noturna pela cidade de Coimbra (a partir das 20h00 de 29 de setembro, foi uma das formas através das quais a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) deu as boas-vindas aos mais de 300 novos alunos do 1º ano da licenciatura.
Foram 27 “doutores” e 81 “caloiros” envolvidos, que «participaram com entusiasmo na gincana e nas provas de talento», entre a Praça da República, a zona universitária e o emblemático Café Santa Cruz, na Praça 8 de Maio.
Neste o peddy-paper “Antes que te Queimes Caloiro 2015”, cheio de atividades lúdico-pedagógicas, procurou-se fomentar o convívio saudável entre “caloiros” e “doutores”, desenvolver o espírito académico e de equipa e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre os problemas inerentes ao consumo abusivo de substâncias psicoativas, sobretudo o álcool, bem como sobre os danos que lhe estão associados.
Promover a adoção de estilos de vida saudável e de medidas de segurança/proteção em contexto recreativo, desde logo nas festas académicas, reduzir problemas relacionados com o consumo excessivo de álcool e outras drogas e promover o reconhecimento da história e da cultura da cidade são alguns objetivos da iniciativa.
Este peddy-paper foi organizado pelo Projeto PEER (Peer-education Engagement and Evaluation Research), com coordenação da professora doutora Irma Brito (ESEnfC) e em colaboração com a Administração Regional de Saúde do Centro, o IREFREA Portugal, a Associação Existências, a Comissão de Praxe da ESEnfC 2015-16 e o Café Santa Cruz.
Participaram na organização do evento os professores Irma Brito, Armando Silva e Alegria Simões, assim como o estudante do 3º ano Fábio Gomes e vários estudantes do 2º ano.