A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) esteve presente em três iniciativas comemorativas do Dia Mundial da Diabetes, que anualmente se assinala a 14 de novembro, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.
Logo na véspera, a equipa do projeto “Viver com Coração” deslocou-se ao Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, onde realizou um rastreio/sensibilização de glicemia e dinamizou uma atividade de avaliação e consulta de Enfermagem de risco cardiovascular, dirigida a 60 pessoas, adultos e idosos, de três instituições de apoio à terceira idade de Coimbra.
No dia 14 de novembro, no Centro Comercial Dolce Vita – Coimbra (1º piso, junto ao Jumbo), e no âmbito do 3º Workshop sobre Diabetes organizado pela Administração Regional de Saúde do Centro, a ESEnfC proporcionou um momento musical pelo seu Grupo Coral, realizou um flashmob participado por estudantes da licenciatura em Enfermagem e por estudantes Erasmus (da Finlândia e da Estónia) e do Brasil, assegurando a avaliação de tensão arterial e glicemia.
A iniciativa, que envolveu várias outras entidades da zona Centro, beneficiou da colaboração Câmara Municipal de Coimbra e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - Serviço de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo.
Durante o mês de novembro, na ESEnfC as quartas-feiras foram reservadas para sessões de educação para a saúde dirigidas a pessoas portadoras de diabetes, complementadas com momentos de atividade física.
Tratou-se da iniciativa "Novembro em forma”, co-organizada pela ESEnfC (professores e estudantes em ensino clínico nos centros de Saúde de Eiras, Fernão Magalhães e Santa Clara) e por equipas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Mondego.
O “Autocontrolo da diabetes”, a “Alimentação saudável”, o “Pé diabético” e a “Predisposição a mudar” foram alguns dos temas tratados.