Notícias
Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho: segundo curso já começou

 

Teve início, no dia 5 de maio, a segunda edição do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho ministrado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e que vai ser frequentado por onze estudantes.

Esta formação visa dotar os profissionais de Enfermagem de conhecimentos e competências para a promoção, proteção e vigilância da saúde do trabalhador no seu local de trabalho, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida em contexto laboral.

 

 

Registado na Direção-Geral da Saúde (DGS), o curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho teve por base recomendações da FOHNEU - Federation of Occupational Health Nurses within the European Union e da Associação Nacional de Enfermeiros do Trabalho, bem como as orientações da DGS.

Conhecer a organização, as atividades e responsabilidades dos serviços de saúde ocupacional que se relacionam com a higiene, saúde e segurança nos locais de trabalho, identificar os principais fatores de risco nos contextos de trabalho e desenvolver competências para elaboração de projetos de promoção da saúde no local de trabalho, com incentivo para a pesquisa e produção de conhecimento na área de Enfermagem do Trabalho, são objetivos deste curso, que é coordenado pelo professor José Hermínio Gomes.

Participaram na sessão de abertura do curso e de boas-vindas aos novos formandos, a vice-Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, a presidente do Conselho Pedagógico, Maria do Céu Carrageta, e a coordenadora da UCP de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, Clarinda Cruzeiro, além de alguns docentes responsáveis pela formação.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo