Notícias
Dia Internacional: 28,7% dos diplomados pela ESEnfC já fizeram mobilidade

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) atingiu, no último ano letivo, a meta de 28,7% de estudantes diplomados com experiências de mobilidade internacional ao abrigo do Erasmus +, programa da União Europeia no domínio da educação, formação, juventude e desporto, que estará em vigor até 2020, ano em que as instituições de ensino superior eram convidadas a atingir o marco de 20% de alunos naquela situação.

O número foi divulgado pelo coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC, Fernando Amaral, ao intervir, durante o Dia Internacional da Escola (10 de maio), numa apresentação da estrutura que superintende as missões de mobilidade de estudantes, docentes e não docentes da instituição.

 

 

Para Fernando Amaral, que valorizou a aquisição de competências multiculturais e linguísticas inerente à participação em períodos de formação no estrangeiro, a meta alcançada pela ESEnfC é «um fator de sucesso e de apreciação», que advém do «grande esforço de motivação dos estudantes», e designadamente «motivação financeira» – apoio complementar às bolsas nem sempre suficientes para as despesas em alguns destinos –, que a Escola vem proporcionando com vista a um «acréscimo sustentável de mobilidade».

O Dia Internacional organizado pela ESEnfC, integrado numa semana dedicada ao tema “Responsabilidade Social e Voluntariado”, compreendeu momentos de partilha de experiências de mobilidade, quer por estudantes (enviados pela Escola de Coimbra para vários países, mas também por jovens universitários de outras nacionalidades recebidos na ESEnfC), quer por docentes e por não docentes.

Passaram pela ESEnfC professores de Itália (Universitá degli Studi di Padova), Espanha (Universidad del Pais Vasco - Escuela de Enfermeria de Vitoria-Gasteiz e Universidad Ramon Llull), Estónia (Tallinn Health Care College) e Bélgica (Haute École de Namur-Liège-Luxembourg), assim como estudantes oriundos desses países, do Brasil, de Macau e da Finlândia.

Durante o dia, foram também apresentadas experiências de voluntariado de antigos estudantes da ESEnfC, na Colômbia e no Sri Lanka. Houve, ainda, lugar para uma feira cultural oferecida pelos estudantes estrangeiros em mobilidade na ESEnfC e uma exposição de associações de voluntariado.

[2017-05-19]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo