A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participa, pela primeira vez, no projeto estratégico para a região Centro, INOVC+ que, desde 2010, tem vindo a implementar e consolidar um “Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia” para o setor empresarial.
O que se pretende, através de um trabalho em rede liderado pela Universidade de Coimbra (UC) e que envolve, agora, 23 entidades parceiras, é reforçar a valorização do conhecimento resultante da investigação, desenvolvimento e inovação, transferindo-o para a economia regional.
Apresentada no dia 19 de fevereiro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, esta 4.ª edição do INOVC+, que vem dar continuidade aos programas InovC, INOVC 2020 e edições anteriores do INOVC+, vai ser implementada ao longo de dois anos e meio, beneficiando de um investimento de 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo Centro 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
Oito novos gabinetes de transferência de tecnologia, dos quais seis a serem colocados em instituições de ensino superior, 300 novos acordos/protocolos e/ou novos contratos estabelecidos com empresas, 36 spin-offs e/ou start-ups de base científico-tecnológica, 20 novos postos de trabalho diretos criados nas entidades copromotoras INOVC+ e um total de 643 empresas que beneficiarão das atividades do projeto, são metas a atingir até 2027.
Pedro Parreira (responsável pela coordenação do projeto na ESEnfC) e Hugo Neves (investigador) são os rostos da instituição ligados ao INOVC+.
Entre as 23 entidades que formam o consórcio, contam-se instituições de ensino superior, parques de ciência e tecnologia e centros de valorização e transferência de tecnologia.
Além da ESEnfC, a 4.ª edição do INOVC+ conta com outras quatro novas entradas: BIKiNNOV - Bike Value Innovation Center - Association (Águeda), SEAPOWER - Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar (Figueira da Foz), STAR Institute - Science & Technology Applied Research (Mangualde/Viseu) e Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (Coimbra).
[2025-02-28]