Notícias
Assembleia da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra está formada: Reitor homologou resultados eleitorais

 



Com 63,36% dos votos, a Lista C, liderada pela professora Maria da Conceição Bento, venceu a eleição dos representantes dos docentes ou investigadores para a Assembleia da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, conseguindo sete lugares – num universo de onze – no novo órgão de governo da instituição que, num primeiro momento, vai rever a respetiva lei orgânica.

Com inferior votação, as listas concorrentes (Lista E e Lista Z, respetivamente com 18,81% e 15,84% do sufrágio) obtiveram, cada uma, dois lugares na Assembleia da Escola.

Para a restante composição deste órgão foram eleitos três estudantes, um dos quais de doutoramento, e um trabalhador não docente e não investigador, sendo, portanto, a Assembleia da Escola constituída por um total de quinze membros.

O resultado das eleições foi, hoje (dia 20 de maio), homologado pelo Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão.

Quanto a docentes e investigadores, pela Lista C foram eleitos Maria da Conceição Bento (antiga Presidente da Escola, ao longo de três mandatos consecutivos, e que já liderara a antecessora Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto), João Alves Apóstolo, Andréa Ascensão Marques, Pedro Dinis Parreira, Verónica Dias Coutinho, Carlos Alberto Silva e João Manuel Graveto.

Pela Lista E, conseguiram mandatos Maria da Conceição Alegre de Sá (atual vice-presidente da Escola) e Paulo Pina Queirós.

Pela Lista Z, Rui Lopes Gonçalves (atual presidente do Conselho Técnico-Científico) e Cândida Costa Loureiro foram os docentes que chegaram à eleição.

Já no tocante à representação dos estudantes, neste sufrágio conseguiram lugares na Assembleia da Escola Superior de Enfermagem, Tiago Aires Saldanha, Arthur Kayky Pereira (1º e 2º ciclo de estudos) e Inês Franco de Almeida (3º ciclo).

Com 52,2% dos 85 votos depositados em urna pelos representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores a favor da Lista E, Mário Jorge Santos foi eleito membro da Assembleia da Escola.

Homologada esta eleição, há agora um prazo de setenta e duas horas para a tomada de posse dos seus membros, os quais têm até 60 dias para a elaboração dos novos estatutos da instituição.

Assim que entrem em vigor os novos estatutos da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, «todos os órgãos neles previstos devem estar constituídos até 1 de janeiro de 2026, mantendo-se os atuais titulares em funções até à tomada de posse dos novos titulares dos órgãos», lê-se nos estatutos da UC, também eles alterados em março deste ano, em virtude da integração da Escola como «unidade orgânica de ensino e investigação» da mais antiga instituição universitária portuguesa.

Serão órgãos da da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, a Assembleia da Escola, o Diretor, o Conselho Técnico-Científico e o Conselho Pedagógico, sendo que os futuros estatutos da nona unidade orgânica de ensino e investigação da UC «podem prever a existência de outros órgãos de natureza consultiva».

[2025-05-20]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    29
    Online
    Webinar - Saúde da Mulher no Climatério: Desafios e Cuidados
  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    20
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    20
    Online
    Webinar: Dar Voz ao Voluntariado no Ensino Superior
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família